As vantagens e benefícios da LIA para uma empresa – SOGI
×

As vantagens e benefícios da LIA para uma empresa

A Legislação com Inteligência Artificial da Verde Ghaia, mais carinhosamente chamada de LIA, foi lançada em 24 de outubro e já vem fazendo sucesso. E não é à toa. Utilizar inteligência artificial hoje em uma organização demonstra a capacidade de saber se antecipar ao futuro, tendo a certeza de atingir excelentes resultados nos negócios. Sem dúvida, são inúmeras as vantagens e benefícios que a LIA proporciona para uma empresa, ajudando nas estratégias de todos os negócios.

Seu surgimento se deu devido às constantes pesquisas e monitoramentos que a Verde Ghaia vem fazendo do comportamento e da satisfação de seus clientes espalhados por todo o Brasil que já fazem o monitoramento dos requisitos legais através do LIRA (Lista Interna de Requisitos Aplicáveis). Ao ouvi-los, a Verde Ghaia pode perceber a necessidade de criar um produto disruptivo em relação a tudo que o mercado entrega.

Ela constatou que era preciso criar realmente uma forma diferente de ver resultados em relação ao cumprimento de leis e da gestão do compliance em sustentabilidade. E então foi desenvolvida a LIA, uma plataforma inteligente que apresenta dados estratégicos para a tomada de decisão das empresas.

Para entender melhor do que estamos falando nesse artigo e como a LIA é diferente de tudo o que você já viu ou ouviu até agora, vamos explicar sobre todas as vantagens e benefícios que ela vai trazer para as empresas quando o assunto é gerenciamento e monitoramento de requisitos aplicáveis a um negócio, tanto a nível federal quanto estadual ou municipal.

Praticidade e eficiência na Gestão dos Requisitos Legais

Uma das principais vantagens que a LIA traz é a possibilidade de enxergar o seu negócio como um todo, porque, através dessa inteligência artificial, é possível fazer uma Gestão de Requisitos Legais bem mais prática e eficiente, de modo a gerenciar todas as exigências legais por meio de um check list por temas.

Ou seja, por meio da LIA, as exigências legais são referenciadas em todos os requisitos legais que a mencionam, extinguindo a repetição das obrigações e condensando as informações de forma clara e assertiva aos clientes. E cada uma dessas exigências legais são classificadas de acordo com sua natureza ou tipo: inspeção, licenças e autorizações, laudos, programas, prontuários e gestão de fornecedores críticos.

Ainda é possível contar com sugestões de evidências elaboradas pelos especialistas da Verde Ghaia e tudo isso pode ser compartilhado automaticamente para todas as obrigações similares ou que demandam uma mesma ação ou documento.

Conhecimento total de todas as penalidades aplicáveis ao negócio 

São várias as penalidades legais que podem impactar no negócio de uma organização, sendo que estas penalidades são interpretadas por obrigação legal aplicável e dispostas nas legislações. Na LIA, todas as informações sobre as penalidades serão apresentadas por exigência legal e o cliente terá acesso a todas as informações de forma rápida e clara.

Segurança Jurídica para o seu negócio 

Como a LIA possui o mapeamento de todas as penalidades correlatas às obrigações aplicáveis, facilitando a priorização de atendimento aos desvios de cada empresa, bem como uma metodologia clara e assertiva, ela apresenta uma ordem de prioridade de temas e exigências que precisam ser trabalhados de forma prioritária considerando aqueles que a empresa está com maior índice de não conformidade e obrigações não avaliadas, somadas à maior exposição à sanções (educativas, multa, restritiva de liberdade e restritiva de direito).

Além disso, as organizações poderão visualizar, separadamente, quais as Normas Regulamentadores (NRs) nas quais elas estão com maior exposição de risco, considerando unicamente o fator pecuniário (multa).

Dessa forma, a LIA oferece a capacidade de organizar as prioridades dos seus processos de forma a oferecer segurança jurídica para a organização, que por sua vez pode definir seus esforços de forma objetiva e tomar decisões estratégicas baseadas no maior risco do negócio.

LIA: Controle total de custos e gastos

A LIA apresenta a relação de todas as multas e valores previstos na legislação no caso de não atendimento a alguma exigência legal aplicável ao negócio. Essas informações podem ser verificadas de forma simples e fácil, no próprio painel de bordo da LIA, que apresenta um farol de risco considerando os valores levantados e o grau de risco que a empresa se encontra através de uma base cálculo e metodologia de risco desenvolvida pela Verde Ghaia especialmente para a LIA.

Assim, com a LIA é possível mensurar o impacto financeiro do seu negócio a partir do não cumprimento de lei e visualizar as perdas financeiras e risco de multa que cada organização está sujeita.

Auxilia para uma gestão de custos muito mais eficiente e organizada

Ao possibilitar que você tenha o controle de custos e gastos com o não atendimento de requisitos legais, a LIA permite também que sejam associadas e compartilhadas evidências e planos de ações para demonstrar atendimento a várias obrigações semelhantes. E tudo isso pode ser feito associando os custos de prevenção e custos de correção para tomada de decisão economicamente embasada nos riscos mais críticos.

Segurança para tomadas de decisões estratégicas

Com segurança jurídica, controle total de custos e gastos e uma gestão eficiente de todos os seus custos, é claro que você terá maior confiança para tomar as decisões estratégicas para seu negócio crescer. Por exemplo: uma das maiores dúvidas dos clientes diz respeito às priorizações das não conformidades identificadas. Com isso, fica difícil decidir onde alocar os esforços e investimento financeiros para regularizar o passivo identificado numa auditoria ou pela própria gestão da empresa.

A LIA veio para resolver esse impasse, pois através de uma base de cálculo e do mapeamento das penalidades, ela informa ao cliente quais as exigências e não conformidades que uma empresa tem maior risco de ser penalizada. Assim, a organização tem indicadores estratégicos mais assertivos para as tomadas de decisão.

Ajuda no monitoramento de Riscos

Para você que faz o monitoramento dos requisitos aplicáveis mas não conseguiu gerenciar ainda os riscos da sua planilha, a LIA também ajuda você nesse processo, pois ela auxilia na identificação de quais os temas que você tem mais riscos dentro da sua organização. E essa identificação é tanto dos riscos que você já conseguiu prevenir quanto daqueles você ainda precisa ter um cuidado maior para melhorar a sua gestão. E tem muito mais!

Vantagens para o monitoramento de Requisitos Legais

As vantagens e benefícios que a LIA traz para um negócio não param por aí. Por captar as leis e monitorar os requisitos legais através de inteligência artificial, sete dias por semana e 24 horas por dia, com a LIA o cliente passa a otimizar todo o seu monitoramento e atendimento às leis, aumenta as taxas de precisão e acerto de suas estratégias e reduz o seu tempo de trabalho em 80%, fazendo com que você se dedique a atividades realmente importantes para fazer sua empresa crescer.

A LIA realmente é uma revolução na gestão do compliance em sustentabilidade. Quer saber mais sobre a LIA, inteligência Artificial da Verde Ghaia?

Então clique aqui e fique ligado em nosso blog ou assista ao vídeo de Lançamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *