Como preparar seu negócio para a Auditoria de Sistema de Gestão?
×

Por que toda organização deve se preparar para Auditoria?

Saber quais são os procedimentos de uma auditoria e como ela ocorre, é fundamental para as organizações entenderem seus processos e verificarem se há falhas. E caso haja, abrir uma não conformidade para que possa ser tratada.

Se preparar para auditoria é essencial para o empresário que almeja crescimento. Essa é uma etapa importante para que a empresa consiga se manter competitiva, identificar falhas e erros em seus processos e otimizar a rotina de trabalho. Além disso, ajuda estrategicamente a empresa, já que a auditoria pode identificar oportunidades de melhorias,

A auditoria é também uma forma eficaz de diminuir os gastos, e com isso melhorar as condições financeiras do negócio.

Quando uma organização se preparar para auditoria, ela também evita multas e sanções legais – que podem levar aos famosos “rombos financeiros”. Portanto, as auditorias são de suma importância para a empresa que deseja garantir a saúde do seu negócio.

Como se preparar para auditoria?

Antes de falarmos sobre como se preparar para auditoria, é importante entender que existem dois tipos disponíveis: a auditoria interna e a externa. A primeira, como o próprio nome sugere, é realizada por um profissional da empresa. A segunda, por sua vez, é aquela que acontece quando o ambiente profissional recebe a visita de um auditor externo, enviado para analisar determinada situação.

Se preparar para auditoria é importantíssimo, pois será uma garantia de que sua empresa atue dentro da legalidade. Esse é um importante fator competitivo, que fará diferença na qualidade final de seu serviço.

Se preparar para auditoria garante que a sua empresa preste um bom serviço sempre, e para isso você deve seguir algumas dicas de como alinhar os procedimentos para o dia da averiguação profissional.

Passos a serem seguidos para a realização de uma boa auditoria!

Existem alguns passos essenciais que devem ser seguidos para se preparar para auditoria. Embora não seja um roteiro engessado, é uma orientação válida para que você consiga alinhar alguns procedimentos antes da data de averiguação.

  1. Desenvolva um planejamento anual indicando as áreas e os motivos das auditorias;
  2. Estipule a data de início e de encerramento para checagem;
  3. Tenha uma data de reunião e uma data para emissão do relatório final pelo auditor;
  4. Garanta que todos os envolvidos sejam comunicados sobre o planejamento;
  5. Solicitar aprovação da direção;
  6. Prepare uma equipe para esclarecer dúvidas;
  7. Elabore documentos capazes de esclarecer os processos e suas finalidades:
  8. Defina o tipo de auditoria: interna ou externa
  9. Crie um cronograma, definindo pontos:
  10. atividades e processos a serem avaliados;
  11. data e horário para a realização da auditoria;
  12. nomes dos auditores;
  13. nomes dos envolvidos;
  14. nomes dos responsáveis para solucionar dúvidas;
  15. Simule uma auditoria com as áreas;
  16. Teste seus controles internos;
  17. Analise os resultados.

É importante esclarecer que se preparar para auditoria é uma missão para todas as empresas, independente de qual é o seu segmento ou porte. Isso é crucial para que o seu empreendimento atue dentro da legalidade. Por isso você deve seguir essas dicas e sugestões. 

Por que é importante examinar e validar sua gestão?

A auditoria interna é um dos passos essenciais para validar sua gestão, e pode ser a solução para o crescimento da sua empresa. Cumprir com as normas internacionais referentes à sua atividade é importantíssimo. Esse é um meio eficaz de validar sua gestão, e atender aos requisitos essenciais para que sua empresa atue dentro da legalidade – o que é um importante diferencial competitivo, também.

Para ter uma monitoria eficiente referente ao sistema de gestão de sua empresa é essencial que você identifique se existem problemas que precisam ser resolvidos, ou mesmo antecipe essas questões, e desenvolva soluções para as ameaças.

Para validar sua gestão, você pode apostar em uma auditoria interna, que é capaz de mensurar os resultados obtidos através das ações e planejamentos que foram iniciados.

Através de uma boa verificação interna você conseguirá entender se a implementação foi realmente eficiente, e se os objetivos definidos estão sendo alcançados.

Validar a sua gestão através da auditoria interna é um caminho para a certificação!

Passar por uma auditoria de certificação pode ser algo pavoroso para alguns empresários. Por isso é importante se preparar com antecedência, de modo que a sua empresa cumpra com os requisitos.

A auditoria interna consegue validar sua gestão, e torna a sua empresa apta a aprovação dos auditores. Através dessa estratégia você poderá se preparar para obter certificações como:

  • ISO 9001;
  • ISO 14001;
  • ISO 22000;
  • ISO 45001 (OHSAS 18001)

Com uma auditoria de primeira parte você consegue checar se a sua empresa está enquadrada em todas as normas citadas, e com isso facilita a aprovação para certificação.

Vantagens da Auditoria de Sistema de Gestão

São diversas as vantagens de utilizar a gestão de auditoria interna. É uma forma prática de validar sua gestão, e você perceberá três benefícios de maneira mais evidente, com resultados rapidamente alcançados:

  • Desempenho: melhora na avaliação do desempenho dos processos, colaborando assim de forma direta nos resultados do negócio.
  • Não conformidade: Identificação de desvios e Não Conformidades, de forma a possibilitar a tomada de ações corretivas e preventivas.
  • Certificação: Cumprimento de exigências das normas de referência para obtenção de certificações variadas, e que tenham relevância para a sua atividade.

Conheça a Módulo Auditoria, e comece agora a validar sua gestão!

Com o Módulo Auditoria do SOGI, é possível iniciar um programa de auditorias internas de seu sistema de gestão introduzindo critérios claros já determinados pelo seu sistema, de acordo com a periodicidade definida pela sua organização.

Assim, é possível analisar se existe algo para modificar ou melhorar, bem como acompanhar as ações preventivas e corretivas e também avaliar a desempenho dos processos. Além de auditar todo o seu sistema de gestão, com a Módulo Auditoria você também pode auditar a aplicabilidade desses requisitos dentro do seu sistema de gestão.

Todas as informações e comparativos dos processos e procedimentos da sua empresa, como as não conformidades, as evidências objetivas e a metodologia para o tratamento dessa não conformidade ficam fácil de serem visualizadas.

E tudo ficará registrado, sendo gerados automaticamente relatórios explicativos e relatórios gerenciais, num formato ideal para serem apresentados nas reuniões, de forma a validar sua gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *