O que é uma Auditoria interna para certificação da qualidade ISO 9001? – SOGI
×

O que é uma Auditoria interna para certificação da qualidade ISO 9001?

A norma ISO 9001 define requisitos para o sistema de gestão da qualidade (SGQ) e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o objetivo de identificar e atender as necessidades dos clientes. Ela é aplicada em todo o mundo e seu foco principal é a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços de uma organização e a satisfação de seus clientes.

Qualquer empresa, de qualquer porte e segmento e de qualquer lugar do mundo pode implementar um sistema de gestão da qualidade e buscar a certificação ISO 9001.

Quando Implementar a Norma ISO 9001:2015?

Entretanto, a decisão de implantar a norma ISO 9001 em uma organização deve partir da alta direção, tendo um papel fundamental na documentação, implantação e manutenção do SGQ. E, caso você tenha decidido pela certificação, você deverá passar pela auditoria ISO 9001 para verificar se a sua organização atende aos requisitos da norma.

Primeiro será feita uma auditoria interna, na qual o auditor pode ser da própria empresa ou pode ser um terceirizado. A tarefa desse auditor interno é verificar se tudo está conforme e o que precisa ser solucionado antes de receber a próxima auditoria e, assim, diminuir a chance de reprovação. Ele pode participar na auditoria de certificação e na auditoria de recertificação da ISO 9001.

Depois da auditoria interna é realizada a auditoria final, também chamada de auditoria de conformidade. Nela o auditor entrevista o responsável por cada processo para acompanhar cada passo, verificando a conformidade dos produtos e serviços ofertados. Caso esteja tudo conforme à norma, a organização recebe o certificado que vale em todo o mundo.

Dada a importância do processo de auditoria interna para certificação da qualidade, pensamos em escrever um artigo sobre este tema, explicando com mais detalhes o que significa essa auditoria interna, alguns princípios que podem – e devem – ser utilizados pelos gestores para sua realização e também alguns pontos que você deve sempre se lembrar quando for fazer uma auditoria interna.

O que é Auditoria Interna para Certificação da Qualidade?

A própria norma ISO 9001 diz sobre auditoria interna:

“A organização deve conduzir auditorias internas a intervalos planejados para prover informação sobre se o sistema de gestão da qualidade:

a) está conforme com:

– os requisitos da própria organização para o seu sistema de gestão da qualidade;

– os requisitos desta Norma;

b) está implementado e mantido eficazmente”.

Ou seja, uma auditoria interna para certificação da qualidade tem o objetivo de fornecer informações sobre o sistema de gestão da qualidade, preparando a empresa para a norma ISO 9001 e deixando indicações para a melhoria contínua dos processos.

Através dessa auditoria interna será possível verificar se o SGQ estará conforme através da análise do funcionamento de seus processos bem como a qualidade com que estão sendo executados. E as informações obtidas irão auxiliar nos processos de tomada de decisão referentes ao SGQ, de forma que atinja a excelência nos seus resultados.

Alguns exemplos do que pode ser analisado em uma auditoria interna são a análise das reclamações dos clientes e compreender como estas reclamações podem estar relacionadas à falta de qualidade de um processo; verificar se todos os colaboradores estão cientes da política de qualidade da empresa e como isso afeta a rotina de trabalho, tanto positiva quanto negativamente; e identificar se os planos de ação que estão em andamento estão surtindo o efeito desejado.

Auditoria Interna para certificação da qualidade

Vale destacar que a auditoria interna para certificação da qualidade, por fornecer informações sobre o SGQ, tem a capacidade de promover melhorias em toda a organização, e não somente nos aspectos exigidos pela norma ISO 9001. Então, você pode realizar uma auditoria interna para obter uma certificação, a manutenção da certificação ou apenas para avaliar o seu desempenho da qualidade, verificando o que poderia funcionar melhor com algumas mudanças.

A norma ISO 9001 não exige uma periodicidade regular da auditoria interna. Entretanto, para que a auditoria tenha resultados e realmente ofereça melhorias para seu SGQ, é preciso que haja uma rotina de avaliações, ou períodos de intervalos planejados. E é você mesmo, gestor, que determina o período em que devem ser feitas estas auditorias, considerando as especificidades da sua própria organização.

Alguns princípios para realizar a auditoria interna

Quem sempre realiza auditorias internas para certificação da qualidade sabe que existem alguns princípios essenciais utilizados pelos gestores em sistemas de gestão da qualidade para conduzir a auditoria para a certificação. Por exemplo:

  1. Definir metas para estabelecer objetivos compreensíveis para todos, tais como: o que será analisado, em quanto tempo e por quais motivos? O que se espera obter com cada análise?
  1. Entender os processos e o contexto da organização em relação à própria norma ISO 9001, para verificar o que já está sendo cumprido e o que ainda está distante do ideal, bem como onde ainda precisa trabalhar mais ou verificar os impactos dos possíveis riscos existentes. Esse conhecimento também permite conhecer os problemas de cada área da empresa e as melhorias que podem ser feitas;
  1. Procurar sempre a conformidade, comparando critérios com evidências para gerar constatações. Se não achar, então registrar uma não-conformidade;
  1. Não utilizar formatos prontos de auditoria, mas considerar as particularidades da sua empresa, levando em conta a natureza dos processos, o ramo de atuação, a cultura, a política e, principalmente, o contexto em que ela está inserida;
  1. Ser perfeccionista para olhar todos os detalhes e trabalhar de forma antecipada, organizando as etapas antes para preparar as ações com tempo hábil;
  1. Trabalhar de forma que a auditoria seja compreendida por todos como parte de um processo de melhoria da organização, para evitar aquele medo que existe sobre auditorias, ou aquela visão de que os auditores são “os chatos”;
  1. Utilizar a tecnologia para melhorar a execução das auditorias, tornando todo o processo mais fácil, seguro, confiável e rápido. Nós da Verde Ghaia podemos ajudar seu negócio fornecendo toda a tecnologia necessária para promover a excelência do seu sistema de gestão da qualidade, junto com uma assessoria personalizada para atender as suas necessidades. Se quiser saber mais sobre isso, após a leitura deste artigo entre em contato conosco.
  1. Mudar a visão sobre os problemas. Problemas são oportunidades de melhoria. Portanto, nada de ter medo ou receio de falar sobre eles. Pense sempre que são a chance de melhorarmos cada vez mais.

O que é importante saber sobre auditorias internas para a certificação ISO 9001

Uma auditoria interna permite analisar de perto os processos da organização, os planos de ação, a evolução do SGQ e as tratativas de não-conformidade. As não conformidades apresentadas pela auditoria interna são importantes para que a organização possa alinhá-las, visto que a auditoria funciona como um processo de verificação de atendimento aos requisitos da norma em questão.

Neste caso, a auditoria interna para a certificação da qualidade, que vai validar se os processos estão de acordo com o que foi planejado, é uma forma de se preparar para a auditoria externa, possibilitando antecipar possíveis não conformidades e erros, como também melhorar a qualidade dos processos sem a necessidade de que um auditor externo venha a exigir isso da empresa.

Passando pela etapa seguinte, da auditoria externa, é obtida a recomendação para a certificação, que leva aproximadamente 40 dias para ser emitida e precisa ser disponibilizada para conhecimento dos clientes de acordo com o manual da norma.

Como tornar sua Auditoria mais efetiva?

Para tornar mais efetivo ainda o processo de auditoria, o melhor seria contratar um auditor de fora da empresa, pois ele será capaz de analisar todos os dados do modo mais imparcial possível. Por exemplo, a Verde Ghaia possui uma auditoria interna ISO 9001 que traz uma perspectiva imparcial sobre o SGQ da empresa, avaliando a sua performance, o atendimento aos requisitos da norma ISO 9001, os pontos fortes e possibilidades de melhoria para o sistema.

Portanto, realizar uma auditoria interna para a certificação da qualidade significa ter “a casa arrumada”, dando a certeza de que existe na organização um sistema de gestão da qualidade funcionando corretamente e com excelência.


Torne sua Auditoria mais Efetiva, fale conosco e melhore seus resultados!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *