Avaliação da conformidade: saiba se seus processos atendem aos requisitos? – SOGI
×

Avaliação da conformidade: saiba se seus processos atendem aos requisitos?

No dia a dia, como você pode ter a certeza de que o produto que você comprou, é exatamente, como está indicado que ele deve ser? Ou como você pode acreditar que o laboratório que realiza seus exames de sangue está dando os resultados corretos?

E naqueles casos em que você pode precisar utilizar um extintor de incêndio, como você tem a garantia de que eles funcionarão corretamente, na hora que você mais precisar? Ou ainda, como você pode ter a certeza de que o sistema de segurança que você utiliza está verdadeiramente protegendo você contra hackers? Ou que a previsão de redução das emissões dos gases do efeito estufa é apropriada para evitar um cenário catastrófico de aquecimento global?

O que dá a você garantia disso tudo? É a Avaliação da Conformidade. E é sobre isso que discutiremos hoje. Boa leitura!

O que é avaliação da conformidade?

Mesmo que você ainda não saiba o que isso signifique, a Avaliação da Conformidade é muito importante em nosso cotidiano. Por isso, é importante continuar lendo esse artigo, para que além de conhecer em mais detalhes o que é a avaliação da conformidade e suas formas, você também entenderá os recursos que podem ser utilizados para realizá-la nos processos organizacionais.

E tudo será apresentado com base no que o próprio CASCO, da sigla em inglês Committee on Conformity Assessment (Comitê de Avaliação da Conformidade) da ISO (International Organization for Standardization), defende e trabalha em todo o mundo. 

Entendo como a Avaliação da Conformidade nos processos

A avaliação da conformidade envolve um conjunto de processos que mostram que seu produto, serviço ou sistema atende aos requisitos de um padrão.

Em outras palavras, avaliação da conformidade é a demonstração de que os requisitos especificados relacionados a um produto, processo, pessoa ou organismo do sistema foram atendidos.

Ao realizar o processo de avaliação da conformidade, ela vai automaticamente:

  • Fornecer aos consumidores e outras partes interessadas maior confiança de que um produto, serviço, processo, sistema de gerenciamento ou pessoa executará conforme o esperado.
  • Oferecer à sua empresa uma vantagem competitiva.
  • Assegurar de que aquilo que prestadores de serviços e fabricantes se propõem a entregar atendam às especificações e às expectativas do cliente ou aos requisitos do mercado.
  • Também vai ajudar a garantir que as condições de saúde, segurança, qualidade ou meio ambiente sejam atendidas, ou seja, que todos os requisitos aplicáveis estão sendo cumpridos.
Avaliação da Conformidade e Compliance

As formas de avaliação da conformidade

Existem várias formas de realizar uma avaliação da conformidade. As principais são credenciamento, certificação, testes, inspeção, validação e verificação.

O credenciamento é um atestado de terceiros relacionado a um órgão de avaliação da conformidade que transmite uma demonstração formal de sua competência para executar tarefas específicas de avaliação da conformidade. Esse atestado é o termo formal para a emissão de um certificado ou declaração de conformidade após a revisão de todas as informações necessárias (como relatório de auditoria, relatório de teste, relatório de inspeção) e a decisão subsequente.

A certificação é a provisão por um organismo independente de garantia por escrito (um certificado) de que o produto, serviço ou sistema em questão atende a requisitos específicos. A certificação também é conhecida como avaliação da conformidade de terceiros.

Muitas empresas e organizações decidem obter a certificação de um dos padrões do sistema de gerenciamento da ISO, como a ISO 9001. Essa é uma maneira de mostrar ao mercado internacional que a organização possui um sistema de gerenciamento de qualidade eficaz.

O teste é a determinação de uma ou mais características de um objeto de avaliação da conformidade, como um produto, material ou processo, de acordo com um procedimento. Geralmente é realizado por um laboratório.

Por exemplo, lembra que falamos sobre como ter a garantia de que seus exames de sangue apresentarão os resultados corretos? Então, a análise do sangue é feita em relação a várias características, para mostrar a presença de uma doença ou distúrbio genético. Para que os resultados sejam confiáveis, existem vários padrões que os laboratórios podem – e devem – seguir. E um dos comitês que desenvolvem esses padrões é o CASCO/ISO.

Por sua vez, a inspeção descreve a verificação regular de um produto, processo ou instalação para garantir que atendam aos critérios especificados. Em uma inspeção, geralmente o inspetor toma a decisão no momento da inspeção usando seu conhecimento profissional. Os extintores de incêndio, por exemplo, precisam de inspeções regulares para garantir a segurança do uso.

Validação e Verificação: Confirmando uma reivindicação

Por último e não menos importante, tanto a validação quanto a verificação são a confirmação de uma reivindicação, através do fornecimento de evidência objetiva, de que os requisitos foram cumpridos. Essa reivindicação é uma informação desejada pelo cliente, podendo representar uma situação em um determinado momento ou pode abranger um período de tempo.

Porém, há uma diferença fundamental entre validação e verificação. A validação é aplicada a reivindicações relacionadas a um uso futuro pretendido com base nas informações projetadas (confirmação de plausibilidade). Ou seja, trata-se de uma reivindicação sobre o resultado de atividades futuras.

Já a verificação é considerada um processo para avaliar uma reivindicação com base em dados e informações históricas para determinar se a reivindicação está correta e se está em conformidade com os requisitos especificados. Ela está relacionada a eventos que já ocorreram ou resultados que já foram obtidos (confirmação de veracidade).

Organismos envolvidos na avaliação de conformidade

Um organismo de avaliação da conformidade executa serviços de avaliação da conformidade. Como exemplos podem ser citados os laboratórios de teste, organismos de inspeção, organismos de certificação e organismos de verificação e validação.

Quem avalia a consistência, imparcialidade e competência de um organismo de avaliação da conformidade é um organismo de acreditação.

Quem pode realizar uma avaliação da conformidade?

São três as maneiras de realizar uma avaliação da conformidade:

  • A primeira é uma declaração pessoal feita, por exemplo, pelo fabricante ou pelo fornecedor de serviços;
  • A segunda é uma declaração feita, por exemplo, pelo cliente no fornecedor;
  • A terceira é uma declaração feita por organizações independentes, como organismo de certificação, laboratório, organismo de inspeção, organismo de acreditação, etc.

Os recursos que podemos usar para uma avaliação de conformidade

Para quem deseja conhecer mais sobre avaliação da conformidade e como funciona, o CASCO, da ISO, elaborou ferramentas que podem ajudar e muito nesse processo, chamados de CASCO Toolbox. Este Comitê desenvolveu padrões de avaliação de conformidade relacionados às práticas de avaliação de conformidade, que abrangem tópicos como a operação de organismos de certificação, laboratórios de teste, marcas de conformidade, acreditação e reconhecimento mútuo dos resultados da avaliação de conformidade.

Um recurso interessante e que está disponível para quem quiser acessar são as apresentações digitais do CASCO que destacam os principais elementos-chave das avaliações da conformidade. E o melhor de tudo é que os slides podem ser usados por qualquer pessoa que faça uma apresentação ou simplesmente para aprender sobre o novo padrão.

O kit de apresentação de avaliação da conformidade pode ser acessado no site Isotc. Você ainda, encontrará um conjunto de apresentações composto por nove módulos sobre avaliação da conformidade, desenvolvidos por especialistas do do CASCO, em que estão explicados os principais aspectos relacionados à avaliação da conformidade. Nos slides você pode adicionar suas próprias imagens ou gráficos, ou se basear neles para criar suas próprias apresentações ou materiais de aprendizagem.

Para obter mais informações sobre a CASCO e a avaliação da conformidade segundo o comitê. E nós da Verde Ghaia, também temos muitos artigos e materiais sobre assunto.

Dá uma olhadinha em nosso blog para saber mais sobre o assunto! Se quiser mais informações sobre Avaliação da Conformidade, fale conosco!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *