ISO 37001: É possível combater o suborno nas empresas? – SOGI
×

ISO 37001: É possível combater o suborno nas empresas?

Faz-se pouco tempo que o Brasil passou a focar seus esforços no combate a corrupção e suborno, de forma mais efetiva e energética.

Desde os escândalos de corrupção no Brasil, que alastrou o mundo, as organizações privadas têm discutido meios de se combater o suborno nas empresas, buscando por metodologias ou formas de conscientização de todos envolvidos em seus processos.

Essa é ainda, infelizmente, uma questão latente, e que gera um enorme debate! Mesmo diante de evidentes esforços, por parte de muitas organizações e até mesmo órgãos internacionais, como o caso da ISO 37001, busca-se ainda, uma forma de se estabelecer o combate a corrupção das organizações privadas e governamentais.

Apesar de haver muitas organizações que já implementaram a ISO 37001, o combate à corrupção tem sido uma discussão complexa e difícil de lidar, uma vez que os esforços devem partir da Alta Direção e envolver todos àqueles que fizerem parte dos processos da organização, o qual inclui seus fornecedores e partes interessadas.

O que é preciso saber sobre Gestão Antissuborno?

A ISO 37001 é basicamente uma norma que visa a implantação de Sistemas de Gestão Antissuborno. Embora, ela tenha um grande potencial para tal questão, ela ainda é uma norma pouco divulgada pelos meios de comunicação e são poucos os profissionais que possuem entendimento de sua atuação na gestão corporativa.

A implementação da ISO 37001 é o caminho para saber como combater o suborno das empresas? Como já citado anteriormente, a melhor maneira de se combater o suborno das empresas, é implementar um sistema que seja realmente focado nesse ponto! E isso, acaba sendo algo possível, quando se conhece mais profundamente a eficiência da norma e o foco atribuído ao sistema de gestão. Assim, a norma poderá ajudar no processo de implementação de práticas antissuborno no ambiente das organizações.

Relação da ISO 37001 e o Compliance

Nesse caso, a ISO 37001 possui uma ligação direta ao Compliance – algo que tem sido amplamente debatido nos últimos anos! Isso porque, compliance é agir em sintonia com as regras, normas, diretrizes, legislação, seja ela interna ou externa. É assumir uma postura íntegra e transparente.

A medida que você se aprofundar sobre a norma, passará a compreender pontos bastante pertinentes e importantes em seus processos, e que ajudará na tomada de decisão, caso ocorra alguma situação de suborno ou corrupção em sua organização!

Confira alguns pontos importantes quando uma organização implementa a Norma ISO 37001 em seus processos:

  • Quando a Norma está devidamente implementada, a organização terá a oportunidade de construir uma política mais clara e objetiva, ajudando a lidar com algumas situações.
  • Através de uma política clara e objetiva, pode-se ainda instituir padrões aceitos e não aceitos em relação à valor de itens, que poderão ser recebidos dos clientes. Sem que isso, seja considerado uma forma de suborno!
  • Em algumas situações, o “suborno” não é pensado como um ato de má fé. Por isso, as organizações devem ter sua política muito bem estabelecida entre seus colaboradores e partes interessadas. As empresas devem ficar atentas ao suborno direto e indireto, deixando claro sua postura perante as situações de ambos os casos.
  • Além disso, a implementação da ISO 37001, também são amplamente compatíveis com as da ISO 9001:2015.

Quais benefícios a ISO 37001 pode trazer para o meu negócio?

Em suma, a ISO 37001 é uma das maneiras mais assertivas de se entender de fato, como combater o suborno das empresas, uma vez que ela agrega um conjunto de regras, internacionalmente aceitas. Essas regras têm como objetivo principal ajudar os programas de compliance das empresas, visando a certificação do seu sistema de gestão antissuborno!

Tal certificação poderá ser realmente fundamental para estabelecer um evidente apoio às corporações quanto ao combate do suborno, criando dessa maneira uma cultura de integridade bem como transparência e ainda obediência às leis e também regulamentações!

Um dos principais benefícios que pode ser agregada, por essa certificação, é que ela pode ajudar a demonstrar que foi de fato implementado um Programa de Integridade – isso segue as normativas da lei de número 12.846/13 (lei anticorrupção ou lei da empresa limpa).

Diante disso, a empresa poderá ter a oportunidade de conseguir de maneira absolutamente eficiente ampliar a sua confiança, elevando potencialmente a sua reputação e ainda agregando uma imagem mais positiva e integra o mercado. Seu uso ainda poder ser de grande valor para ajudar no processo administrativo e ainda no gerenciamento de riscos associados ao negócio, incluindo até mesmo relações que sejam estabelecidas com terceiros.

Para quem a ISO 37001 é indicada?

Workshop sobre implementação de um Programa de Compliance! oferecido pela Verde Ghaia e Roberta Volpato.
Workshop sobre implementação de um Programa de Compliance!

A ISO 37001, que permite compreender melhor como combater o suborno das empresas pode ser de fato solicitada por todas as empresas tanto do setor privado e público, bem como com fins lucrativos ou não e ainda de qualquer tamanho ou natureza!

Para tanto, é necessário ficar atento apenas às diretrizes associadas à norma, sendo que elas deverão ser impreterivelmente cumpridas pela organização, como:

  • Entender as necessidades e também expectativas dos clientes, fornecedores, acionistas, órgãos regulamentadores e até mesmo a sociedade.
  • Manter comprometimento da direção da empresa.
  • Focar na estruturação de ações direcionadas nos riscos de suborno e também objetivos para o antissuborno!
  • Manter o sistema de gestão antissuborno de maneira contínua e eficiente.
  • Fazer monitoramentos e auditorias internas frequentes.
  • Adotar procedimentos para prevenir a oferta e demais premissas que sejam caracterizadas como suborno.
  • Identificar e adotar melhorias pertinentes para o sistema de gestão antissuborno!

Como implementar a Norma ISO 37001 no meu negócio?

Workshop 10 passo para implementar um Programa de Compliance com sucesso.
Acesse nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!

O processo de certificação depende do cumprimento de uma série de requisitos devidamente previstos na norma, e para isso, a empresa precisa contar com o envolvimento, contribuição e ainda estabelecer o comprometimento de todos os membros de sua direção e também gerencia!

A adoção do programa ainda deverá ser comunicado de forma clara e objetiva a todos os colaboradores e as partes interessadas, como no caso de fornecedores e até mesmo parceiros da empresa de uma maneira geral!

Agora que você já tem uma noção sobre como combater o suborno das empresas, vale a pena buscar apoio de empresas e profissionais especializados no assunto para lhe ajudar nesse processo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *