Como adequar sua empresa ao Compliance sem se perder nos processos? – SOGI
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Como adequar sua empresa ao Compliance sem se perder nos processos?

Ao longo dos anos, a compliance passou a ser uma das protagonistas nas organizações devido à sua importância para a conformidade legal. Atualmente, qualquer empresa — independentemente do seu tamanho — que deseje se desenvolver da melhor maneira precisa buscar um sistema de gestão mais genuíno e totalmente dedicado à compliance.

Como adequar sua empresa ao Compliance sem se perder nos processos?

À primeira vista pode parecer complicado gerir um modelo de excelência capaz de atender a todos os requisitos legais sem tropeçar pelo caminho, principalmente quando seu negócio está se expandindo e a quantidade de colaboradores envolvidos é cada vez maior. Porém, com um pouco de organização, é possível obter sucesso.

Veja como implementar a compliance em sua organização

Elaboração de um código de ética e conduta: quando um manual é disseminado entre colaboradores, fica mais fácil estabelecer um padrão de comportamento e conduta. Um documento desse tipo é uma diretriz para inserir a cultura de compliance na organização.

Centralização de contratos e processos internos: Contratos, transações comerciais, concorrência e grandes negociações devem passar pelos critérios de compliance. Se houver um sistema online integrado para centralizar todos os processos, fica muito mais fácil. Esta ação será especialmente necessária se sua empresa contar com mais de uma unidade física.

Se preciso, recorra a consultoria externa: é possível também complementar a adoção de um sistema integrado com a contratação de uma consultoria especializada em compliance, deixando sua equipe apenas a cargo do monitoramento.

Melhorias na comunicação: um sistema integrado também melhora muito os aspectos de comunicação interna da organização, evitando alegações como falta de conhecimento por parte dos colaboradores para justificar a não execução de uma ação importante, a qual pode resultar em transgressões passíveis de prejuízo.

Tratamento das não conformidades: para identificar não conformidades, deve-se revisar os processos internos constantemente, e em seguida elaborar um plano de ação para tratá-las, evitando que voltem a ocorrer ou que fiquem camufladas. Tudo deve ser devidamente documentado.

Promoção do diálogo e da melhoria contínua: prevenir e identificar não conformidades é um tanto desafiador, e dúvidas e sugestões serão comuns durante o processo. Crie um canal de diálogo para sanar dúvidas e registrar melhorias nos processos. Lembrando que cada mudança devem ser comunicada e explicada a toda à organização.

Toda empresa, independentemente de seu tamanho e segmento, precisa lidar com os seus requisitos legais. Sendo assim, ações de compliance devem estar presentes em seus negócios, garantindo transparência e segurança em todas as suas transações.

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