Como usar o SOGI “PRSSO” para implementar ações em saúde e segurança? – SOGI
×

Como usar o SOGI “PRSSO” para implementar ações em saúde e segurança?

Nenhum indivíduo é capaz de levar uma vida tranquila e plena se não gozar de boa saúde, e esta máxima, vale principalmente para o ambiente de trabalho, local onde a maioria de nós passamos parte considerável do nosso dia.

Por isso é essencial que toda empresa implemente em sua gestão ações voltadas à saúde e segurança ocupacional, não apenas para cumprir a legislação vigente, mas também para proporcionar o melhor ambiente a seus colaboradores.

Por que implementar ações em SSO na sua Gestão?

Saber como implementar na sua Gestão ações que contribuam na identificação de Perigos e Riscos à Saúde e Segurança Ocupacional (PRSSO) é o primeiro passo para busca de melhoria nos processos e principalmente na qualidade do que você faz.

Abaixo, elegemos alguns pontos importantes para àqueles que buscam pela Implementação de um Programa em Perigos e Riscos de Saúde e Segurança Ocupacional que possam gerar resultados palpáveis.

1 – Crie uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Conforme estabelecido por lei, a CIPA se faz necessária em empresas que tenham mais de 20 funcionários ou que exerçam atividades perigosas. Em todo caso, é sempre interessante contar com a ajuda dessa comissão, que estará atenta quanto à segurança e saúde de todos os colaboradores e poderá auxiliar na realização de eventos pontuais para informar sobre a importância da prevenção de acidentes e cuidados com a saúde.

Em caso de dúvidas sobre como implementar o modelo, busque a NR 5, norma responsável por reger a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

2 – Envolva todos os funcionários

Para implementar um bom sistema de gestão em SSO é preciso envolvimento de 100% dos trabalhadores da organização. A prevenção de acidentes é uma responsabilidade de todos.

O excesso de confiança, a negligência, a imprudência e a imperícia estão entre as maiores causas de acidentes no trabalho. Quer um exemplo? Quando passar diante de algum canteiro de obras na sua cidade, experimente observar os operários que ali estão trabalhando. Todos usam EPI? Aqueles que estão no alto da obra estão presos por cintos ou cordas? Uma breve busca no Google nos mostra que quedas de trabalhadores de grandes altitudes não são nada incomuns.

E muitas vezes, esse tipo de acidentes ocorre devido ao excesso de confiança, porque muitos operários simplesmente confiam que jamais vão cair.

3 – Forneça condições adequadas

É preciso mais do que apenas conscientizar as equipes, se a empresa não fornecer condições adequadas para o cumprimento de todas as normas de segurança. É obrigação das organizações fornecer os EPIs e EPCs em estado adequado, e tomar algumas medidas rotineiras, como a análise das condições físicas dos ambientes laborais, estudos de ergonomia, a identificação e mitigação de perigos e riscos, etc.

4 – Atenção à legislação vigente

Quanto mais Normas Regulamentadoras, o sistema de gestão de SSO atender, mais completo ele será. Além disso, é preciso que as organizações cumpram os prazos legais à risca, até mesmo para evitar multas e custos desnecessários.

Lembrando também, que a segurança e a proteção à saúde do trabalhador são direitos fundamentais previstos em nossa Constituição brasileira.

Como funciona o Módulo PRSSO do SoGI?

O Módulo PRSSO (Perigos e Riscos da Saúde e Segurança Ocupacional) do SoGI foi desenvolvido pela Verde Ghaia para auxiliar na identificação, avaliação e monitoramento de quaisquer perigos e riscos de acidentes, incidentes e doenças ocupacionais,  sejam eles físicos, psíquicos ou emocionais — e sempre levando em conta o contexto de cada organização.

É um sistema que permite o registro e a avaliação da matriz de perigos e riscos, identificando os principais riscos e avaliando a significância dos perigos e de seus controles operacionais, e a partir daí criando e gerenciando planos de ação voltados para cumprir todas as exigências práticas e legais para assegurar a saúde de seus colaboradores.

Quais são os diferenciais para a sua Gestão?

Conheça alguns diferenciais do Módulo PRSSO – Perigos e Riscos em Saúde e Segurança Ocupacional:

I – Identificação dos riscos e oportunidades dos perigos e riscos da segurança no trabalho (relacionados a cada atividade), bem como a probabilidade, severidade e frequência de cada um;

II – Avaliação automática, plano de controle de revisões, planos de ação integrados à legislação aplicável à empresa;

III – Avaliação da perspectiva do ciclo de vida dos seus perigos;

IV – Interface para visualização de melhorias tais como aumento de produtividade, alterações de processos, produto ou serviços, uso eficiente de EPIs, comunicação interna, programas de conscientização e mais;

V – Separação do maior número possível de riscos gerados (reais e potenciais; benéficos e adversos) decorrentes de cada perigo identificado, e sempre levando em conta se são significativos;

VI – Geração automática de relatórios e gráficos gerenciais;

VII – Envio automático de e-mails com o status dos planos de ação;

VIII – Visualização dos requisitos legais para cada perigo identificado, com acesso às evidências e ações de cada caso.

Considerações importantes para Implementação em SSO

Quando colaboradores gozam de boa saúde e se sentem seguros em seu ambiente laboral, eles certamente trabalham mais felizes e produzem com mais qualidade. Além disso, uma empresa atenta ao seu Sistema em SSO sempre estará em conformidade e apresentará condições mais favoráveis para conquistar os selos ISO referentes à segurança e à saúde ocupacional.

Enfim, um bom sistema de gestão de SSO só traz benefícios para e organização, gerando redução de custos, retenção de talentos e valorizando um bem importantíssimo que é o capital humano.

Não se esqueça: funcionários saudáveis, empresa saudável.


Conheça a funcionalidade da ferramenta PRSSO do SOGI na prática. Agende uma apresentação com um dos nossos consultores.

2 comentários em “Como usar o SOGI “PRSSO” para implementar ações em saúde e segurança?
    1. José Henrique, obrigado!
      Queremos oferecer uma ferramenta que atenda às necessidades da sua gestão e lhe traga os melhores resultados!
      Estamos sempre às ordens!

      Obrigado,
      Equipe Jurídica Verde Ghaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *