Quais benefícios ao adotar Consultoria em Gestão de Energia? – SOGI
×

Quais benefícios ao adotar Consultoria em Gestão de Energia?

Sem a menor sombra de dúvida, um dos grandes pontos que gera preocupação na realidade das empresas é como promover uma gestão interna qualitativa. E, por isso, entender o que é consultoria em Gestão de Energia tem sido um dos recursos mais eficientes!

Da mesma forma que esse item é considerado algo realmente indispensável, pois pode se tornar um vilão quando é gerenciado de forma equivocada, gerando grandes gastos que podem até mesmo acarretar inúmeros problemas!

E vale salientar que tais gastos poderiam facilmente ser evitados, de forma a serem investidos em diversas outras melhorias e até mesmo outros aspectos que pudessem fazer a empresa crescer e prosperar no mercado.

Portanto, quem possui uma empresa e está cogitando ampliar seu negócio, deve e precisa entender como minimizar determinados gastos e ainda assumir uma postura consciente quando aos impactos que esses mesmos gastos podem acarretar de nocivo ao meio ambiente.

E tudo isso acaba sendo possível quando se aposta na obtenção do ISO 50001-2018 em gestão de energia!

O que é Consultoria em Gestão de Energia!

Para poder entender como de fato o que é consultoria em Gestão de Energia e como ela pode ser vital para o bem-estar e equilíbrio das contas da sua empresa, é preciso compreender primeiramente mais detalhes sobre o ISO 50001-2018!

Por que implementar Gestão de Energia?

O ISO 50001-2018 nada mais é do que uma norma de caráter internacional que tem como objetivo especificar de forma eficiente e intuitiva como se promover a gestão de energia.

Isso quer dizer que, tal norma permite estabelecer determinados parâmetros para o fornecimento, uso e ainda consumo de energia, contribuindo para que as empresas possam usar esse recurso de forma realmente qualitativa e promissora.

Em linhas gerais, tudo isso acontece por meio da implementação de um sistema de gestão de energia! Outro ponto importante e que merece ser evidenciado é que, tal certificação é amplamente indicada para todos os tipos de segmentos.

E isso independe até mesmo do seu tamanho, nicho de atuação e ainda dos produtos e/ou serviços que são ofertados – principalmente àqueles que tenham um elevado índice de gasto de energia!

O ponto é que, sua adequação é de suma importância para todas as empresas que estejam querendo de fato reduzir gastos e até mesmo que tenham a intenção de minimizar a emissão de gastos poluentes.

Diante de toda essa importância acerca desse assunto, principalmente em detrimento da busca por uma gestão realmente mais qualitativa e ainda sustentável, muitas empresas estão focando seus esforços em buscar uma consultoria em Gestão de Energia!

Afinal, uma empresa que priorize uma postura e processos sustentáveis acaba sendo vista de forma muito mais positiva perante o mercado – e para entender isso de forma realmente efetiva, é necessário conhecer mais de perto os benefícios associados à ISO 50001.

Conheça os benefícios ao considerar a implementação da ISO 50001-2018

Antes de evidenciar todos os pontos positivos e vantagens associados ao ISO 50001, é importante apresentar um contraponto quando sua eficiência simplesmente é ignorada.

Isso porque os impactos podem realmente ser negativos com relação à uma gestão eficiente de energia. Além disso, nos dias atuais, onde as tarifas estão sempre sofrendo uma eventual elevação (algo que pode mudar de um mês para o outro, inclusive) os custos podem ser bem substanciais.

Isso pode afetar uma série de questões para a gestão da empresa, afetando diretamente as operações e até mesmo diminuindo o poder de competitividade da corporação.

Outro detalhe importante é que, da mesma forma que faça parte da gestão ISO, a certificação ISO 50001 não é considerada obrigatória, porém, isso não anula em nada a sua necessidade no final das contas.

Isso porque, como já dito anteriormente, uma certificação de gestão de energia realmente eficiente poderá contribuir potencialmente com a sua empresa, estabelecendo processos que permitam uma substancial melhora do desempenho de energia.

Os benefícios mais evidentes vindo da Gestão de Energia

  • Redução de consumo de energia;
  • Melhora acerca da racionalização de recursos energéticos;
  • Elevação da eficiência energética;
  • Aprimoramento contínuo do consumo de energia;
  • Uma maior confiança de potenciais clientes e também parceiros, garantindo a dose ideal de credibilidade acerca da consciência do uso energia;
  • Agrega melhores práticas para a consolidação gestão de energia e ainda permite o reforço de bons comportamentos;
  • Ajuda determinadas instalações a avaliarem e ainda priorizarem a implementação de novas tecnologias para se promover uma eficiência energética, podendo assim haver uma melhor preparação para processos de auditorias.

Todos os benefícios citados acima são capazes de evidenciar uma importante redução dos custos de energia, bem como redução de emissões de gases do efeito estufa e ainda contribuindo para a diminuição dos impactos ambientais.

Diante de todos esses aspectos, sua empresa poderá ser capaz de comprovar um compromisso acerca do desenvolvimento sustentável, agregando, portanto, uma maior e sólida competitividade no mercado.

Não sabe por onde começar? Conte com uma Consultoria em Gestão de Energia!

O que a ISO 50001:2018 diz sobre Eficiência Energética
[Webinar] Tudo sobre a ISO 50001:2018 – Sistema de Gestão da Energia

Entender o que é consultoria em Gestão de Energia é o caminho mais promissor para se poder promover a implementação das normas ISO 50001-2018, visto que você poderá contar com metodologias eficientes e atuais vigentes na atual realidade do mercado.

Isso porque esse tipo de consultoria permite ajudar potencialmente no processo de organização e ainda a atender facilmente todos os requisitos necessários desta norma, e ainda monitorar requisitos de energia.

Isso acaba sendo possível por meio de diversos recursos para a elaboração de determinadas politicas, bem como a definição de vários objetivos e metas, diagnóstico energético e analise de dados para consolidar a tomada de decisões e ainda a apuração de resultados acerca do uso de energia.

Portanto, se a ideia é encontrar formas de se conseguir prevenir gastos com energia e ainda vivenciar todos os benefícios associados à ISO 50001-2018, certamente esse é o caminho mais promissor.

Em suma, saber o que é consultoria em Gestão de Energia poderá acabar elevando a eficiência do sistema de gerenciamento, reduzindo possíveis retrabalhos e até mesmo desperdícios, sem contar com a adoção de soluções de caráter alternativo para uma possível substituição energética!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *