Como utilizar as metodologias para melhorar sua gestão estratégica?
×

Metodologias para uma Gestão estratégica e eficiente!

As metodologias para gestão estratégica são aspectos realmente cruciais para que as empresas sejam capazes de definir melhor suas ações e também iniciativas, de forma que o seu negócio possa prosperar!

O fato de se adotar medidas que ajudem a modelar os processos de uma empresa é um passo crucial para que se consiga ir de encontro aos objetivos organizacionais. Para que isso seja algo possível, pode-se contar com uma série de ferramentas de caráter estratégico e que podem ser adotadas por diversos perfis de empresas.

Integração dos Setores faz parte da gestão estratégica

Integração dos Setores faz parte da gestão estratégica

A integração de todos os setores é importante para todos os tipos de empresas. Além disso, isso acaba sendo uma atitude essencial que repercute nos objetivos estratégicos, levando aos resultados propostos pela sua gestão!

É através de uma Gestão Estratégica, que os responsáveis serão capazes de levantar informações importantes, tal como a competitividade da empresa, os recursos disponíveis, oportunidades e ameaças consideradas relevantes, além de outros aspectos importantes que contribuem para o crescimento da organização. Com isso, a empresa será capaz de pensar com mais assertividade as ações, tendo sempre como base o seu plano estratégico!

Metodologias: gestão com resultados assertivos

A importância das metodologias para gestão estratégica acaba sendo associada à forma que a empresa passará a gerir todos os seus processos internos e externos, sempre focado em seu planejamento, visto que este se relaciona a toda a estrutura organizacional!

Tudo isso permite envolver basicamente a definição acerca dos objetivos, bem como, uma melhor analise do ambiente competitivo e ainda da organização. Isso também, permite consolidar uma melhor avaliação de estratégias, implantação e ainda acompanhamento.

Em meio a um processo de Gestão Estratégica pode ser feita a identificação de como a empresa acaba se posicionando diante de seus concorrentes. Isso acaba contribuindo potencialmente a um melhor reconhecimento de todas as oportunidades e também possíveis ameaças, sejam elas internas ou até mesmo, externas!

Conceitos das metodologias e gestão

Estabelecer metodologias para gestão estratégica permite garantir uma melhor governança de todos os planos de ação e ainda manter um bom engajamento e também comprometimento da equipe – esses são apenas alguns dos benefícios possíveis!

Sem a adoção de tais metodologias o futuro da sua empresa acaba se tornando mais imprevisível. Além disso, as ações podem acabar saindo do controle desejado, o que poderá resultar, no final das contas, na falta de unidade e também de foco, podendo até mesmo causar um desperdício de recursos.

A estratégia acaba correspondendo ao que de fato a empresa deseja de maneira geral, bem como em conhecer melhor seus efetivos objetivos de curto, médio e ainda longo prazo.

As metodologias para gestão estratégica podem ser implementadas com o uso de ferramentas, indicadores, políticas e ainda processos, que quando usados de forma conjunta ajudam a formar uma eficiente governança corporativa para a empresa.

O que você deve saber sobre Gestão pelas Diretrizes (GPD)

Um dos maiores fundamentos da gestão de qualidade total, o GPD, que também é conhecido como desdobramento de diretrizes passou a ser largamente disseminado no Brasil por nomes consagrados na área de gestão, mais precisamente por Vicente Falconi!

Um dos principais objetivos desse aspecto é tratar de uma das metodologias que ajudem a desenvolver um bom planejamento, de maneira não somente prática como também por meio de um passo a passo intuitivo e até mesmo sensível à possíveis mudanças que possam ocorrer durante o processo.

Até mesmo por esse motivo, ele engloba técnicas do método PDCA (Plan-Do-Check-Act). Dessa maneira, o GPD também agrega uma relação bastante intensa com o controle e ainda com a melhoria contínua acerca da qualidade. Confira a seguir outros fundamentos da gestão de qualidade!

Conheça outras metodologias para melhorar sua Gestão

Conheça outras metodologias para melhorar sua Gestão estratégica.

Balanced Scorecard (BSC): É uma das metodologias para gestão estratégica mais famosas, porém, é ainda pouco aplicada em sua integridade. Ela tem como objetivo central enxergar de forma equilibrada todas as métricas de negócio dentro de uma empresa sendo elas agrupadas em objetivos estratégicos e que ainda tenham uma relação de causa e também efeito entre elas!

Objective and Key Results (OKRs):Consiste em um sistema de definição de metas muito usado pelo Google e demais empresas. Consiste em uma abordagem bastante simples de forma a se criar um forte e mais eficiente alinhamento e ainda engajamento em metas que sejam realmente mensuráveis!

PDCA:Essa metodologia foi citada no tópico anterior desse conteúdo, e é basicamente usada para se manter um melhor controle nos processos que tem como foco central justamente a solução de problemas recorrendo ao uso de 4 fases: Planejar, fazer, verificar e agir.

Design Sprint:Essa metodologia busca, de forma mais resumida buscar meios de se resolver problemas e problemas, considerando um prazo de 5 dias. Para tanto, é preciso se dedicar ao seu processo de forma a trabalhar com o problema com várias equipes e ainda tendo o cuidado de se fazer uma divisão de etapas!

Em casa um dos dias propostos nessa metodologia, é preciso focar todas as energias em um tipo de atividade!

Metodologia SCRUM:Considerada uma metodologia bastante ágil que permite a consolidação de uma gestão e planejamento de projetos de software. No SCRUM todos os projetos devem ser divididos em ciclos, sendo esses chamados de Sprints – e é nele que deverá ser representado um Time Box onde ainda será considerado um conjunto de atividades. Em suma, o trabalho é dividido em iterações, chamadas de Sprints e que permitem uma maior agilidade de todo o processo proposto!

Consideração final

Buscou-se, neste artigo, evidenciar as metodologias como grandes aliadas para melhoria e aperfeiçoamento do planejamento estratégico da sua empresa, de modo que você como gestor, possa lidar com os mais diversos desafios que surgirem em sua jornada!

Portanto, aposte em metodologias que ajudem a alcançar o seu propósito principal e faça como muitas outras organizações, inove e recrie seus processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *