Módulo GAIA: Levantamento de Aspectos e Impactos – SOGI
×

Módulo GAIA: Levantamento de Aspectos e Impactos

Hoje, é inadmissível que empresas negligenciem suas responsabilidade para com o Meio ambiente. É essencial estabelecer formas de gestão com objetivos explícitos de controle da emissão de poluentes, das taxas de efluentes, e principalmente de prevenção de acidentes ambientais, monitorando e minimizando os impactos ao máximo, e também otimizando o uso de recursos naturais.

Levantamento dos Aspectos e Impactos Ambientais

1.Mas o que é exatamente o levantamento dos aspectos e impactos ambientais?

Em primeiro lugar, os aspectos ambientais são por definição todas as interações entre as operações de uma empresa e o Meio ambiente, sejam elas maléficas ou benéficas. Como exemplo, podemos citar a extração de minérios ou a utilização de energia solar.

Já os impactos ambientais, são todas as possíveis modificações causadas ao Meio ambiente pelas operações de uma empresa. Alguns exemplos são a emissão de gases poluentes ou a construção de uma barragem, que certamente afeta a fauna e a flora de sua localidade.

Identificação dos Aspectos Ambientais: análise das entradas e saídas

A identificação dos aspectos ambientais é feita através da análise das entradas e saídas de cada atividade. Logo, para cada aspecto ambiental identificado, serão relacionados seus respectivos impactos, isto é, as potenciais consequências ao Meio ambiente.

O levantamento ambiental tem como objetivo identificar e minimizar os efeitos dos aspectos e impactos ambientais. A gestão deve fazer o possível para tentar prever todas as situações que, se não controladas, podem acarretar no descumprimento dos objetivos ambientais da empresa e da legislação aplicável. Sua finalidade é buscar as melhores práticas socioambientais para gerenciar seus processos.

Depois que a empresa identifica todos os aspectos e impactos significativos, ela então deve estabelecer seus controles operacionais a fim de minimizar esta relação.

A norma ISO 14001:2015, por exemplo, propõe que a organização estabeleça e mantenha procedimentos a fim de identificar potenciais acidentes e situações de emergência, bem como previna e mitigue os impactos ambientais que possam estar associados a eles. É uma certificação que, para ser conquistada, exige um cumprimento rígido de vários requisitos ambientais.

Mas mesmo que não esteja visando conquistar um selo ISO, toda empresa deve realizar o levantamento ambiental, afinal qualquer atividade humana, sem exceção, deixa marcas no Meio ambiente. A diferença é que algumas vão gerar mais impactos do que outras.

A legislação ambiental brasileira também tem impulsionado para que as empresas colaborem, adotando medidas cada vez mais rigorosas para preservar o ecossistema brasileiro. A Lei 9.605/98 (Lei de crimes Ambientais) é uma que visa prevenir impactos de grande magnitude, aplicando penalizações rigorosas ao empreendimento que descumpri-la. Tais medidas também podem ser consideradas controles operacionais, pois também miram prevenir e minimizar os impactos nocivos ao Meio ambiente.

Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental

A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental é o primeiro passo para atingir o desenvolvimento sustentável, convergindo os interesses técnicos, econômicos e comerciais ao bem-estar ambiental e à redução dos impactos significativos causados pela ação do homem.

A implementação de uma gestão direcionada não só permite o alcance da excelência ambiental, como também traz uma otimização aos processos de uma companhia, reduz custos em relação a desperdícios (como no consumo de energia e matéria-prima), e ao mesmo tempo melhora a imagem da empresa junto aos clientes, investidores, fornecedores e entidades regulamentadoras.

Especificações da ISO 14001:2015

A NBR ISO 14001:2015 especifica os requisitos para um Sistema de Gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental. O SGA auxilia as organizações a gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade.

Além de demostrar preocupação com o uso consciente dos recursos ambientais, as empresas Sustentáveis reduzem seus custos, evitam desperdícios, reutilizam materiais que antes eram descartados (subprodutos), aumentando seus lucros.

Atualmente, as empresas mais sustentáveis são reconhecidas anualmente pela Revista canadense Corporate Knights. A revista é responsável por publicações especializadas em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.


Para saber mais a respeito de Como Implementar um SG Ambiental, entre em contato com um de nossos Consultores para tirar suas dúvidas!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *