Você sabe o que é acidente de trabalho e como evitá-lo?
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Como evitar Acidentes de trabalho?

Acidentes de trabalho segundo a ISO 45001. Acidentes de trabalho podem ser evitados a partir de uma mentalidade mais cuidadosa. Afinal, você sabe o que é acidente de trabalho e como evitá-lo?

Você sabe o que é acidente de trabalho? Esse é um termo razoavelmente simples, e muito conhecido dentro das empresas. Mas nem todo mundo sabe explicar detalhadamente o que ele significa, ou mesmo qual é a sua finalidade.

Esse caso é considerado quando ocorre um acidente de um funcionário durante o exercício de sua profissão. O acidente pode causar lesões simples ou graves, e ainda gerar problemas de cunho psicológico, ou mesmo reduzir a mobilidade e raciocínio.

Para qualquer dessas situações, se o fato se dá durante horário de trabalho, caracteriza-se um acidente de trabalho. É claro que muitos acidentes são realmente imprevisíveis!

Mas, existem aqueles que podem ser previstos e até mesmo evitados. É justamente isso o que entende a norma ISO 45001, que entende que é possível implementar uma mentalidade voltada para a prevenção.

Ou seja, se a empresa entender o que é acidente de trabalho, e os riscos que estão à espreita, poderá criar estratégias funcionais para que nenhum acidente aconteça. É o velho e bom hábito de se antecipar!

O que é acidente de trabalho?

O que é acidente de trabalho?
A importância do Monitoramento Legal na prevenção de acidentes

Como falamos logo no início, existem alguns tipos de acidente de trabalho. É importante entender a diferença, e até mesmo analisar as atitudes que devem ser tomadas caso venha a acontecer esse problema.

  • Acidente de trabalho típico: esse tipo de acidente é o mais comum, e se refere a uma ocorrência em horário de trabalho, e dentro do ambiente de trabalho. São acidentes que acontecem enquanto o funcionário realizar as suas tarefas rotineiras.
  • Acidente de trabalho atípico: já para esse caso falamos de fatos que podem acontecer tanto dentro quanto fora da empresa, mas desde que em razão do exercício do trabalho.
  • Acidente de trajeto: esse tipo considera o profissional durante todo o seu trajeto de ida ou volta do trabalho, considerando que a partir daí o cidadão já é responsabilidade da empresa contratante. Ele contempla todos os meios de transporte.

São três tipos diferentes, mas todos são caracterizados como casos de acidente de trabalho, e por isso são equiparados pela lei para que haja um procedimento por parte da empresa.

Isso significa prestar desde o socorro inicial até o suporte e amparo familiar e de dependentes para a recuperação total – ou indenização em caso de morte ou sequelas. Os acidentes enquadrados como atípicos aparecem nos 20 e 21 da Lei nº 8.213/91. Veja quais são eles:

  • Doença profissional;
  • Doença do trabalho;
  • Acidente que colabore direta ou indiretamente para a morte ou a perda de capacidades;
  • Ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por colega de trabalho ou terceiro;
  • Imprudência, negligência ou imperícia de colega de trabalho ou terceiro;
  • Ato de pessoa privada do uso da razão;
  • Desabamento, inundação, incêndios;
  • Contaminação acidental durante o trabalho;
  • Acidente sofrido na execução de ordem ou realização de serviço fora do horário e local de trabalho;
  • Viagem profissional – para estudos e capacitação ou reuniões e trabalhos em geral – desde que tenha sido custeada pelo empregador.
  • Acidente ocorridos no horário de pausa ou almoço;

Em cada uma dessas situações estão caracterizados e podem ser identificados casos de acidente de trabalho. Quando isso acontece, é hora de preencher o CAT.

O que fazer em caso de acidente de trabalho? O que é e para que serve o CAT? 

Agora que você já sabeo que é acidente de trabalho, é hora de falarmos um pouco sobre a formalização utilizada para que haja o modelo de investigação de acidente de trabalho.

 Quando essa ocorrência acontece, é obrigatória a criação de um CAT – comunicado de acidente de trabalho modelo do acidente de trabalho.

Esse documento deve conter todas as informações acerca da circunstância em que o acidente trabalho ocorreu. É importante ressaltar que, ainda que a ocasião não gere afastamento, o CAT deve ser emitido.

Além disso, a comunicação do acidente de trabalho pode ser realizada para casos em que ocorrem dentro das dependências da empresa, o CAT também será emitido em situações de ocorrências no horário de almoço, durante o trajeto de ia e vinda ao trabalho, viagens a serviço, entre outros.

Investigar a origem dos acidentes é a melhor estratégia!

A partir do momento em que você entende o que é acidente do trabalho, e compreende a importância sobre a comunicação do acidente de trabalho, entramos em uma nova etapa: a de modelo de investigação de acidente de trabalho.

Tão importante quanto estar de acordo com todos os requisitos legais referentes a execução de sua atividade, a empresa precisa também apostar em métodos de conscientização e prevenção de acidentes.

Para isso, é importantíssimo que a liderança esteja envolvida em todo o processo de investigação de acidente de trabalho, e identifique quais foram as situações que levaram ao ocorrido, podendo assim desenvolver estratégias para evitar que se repitam.

Aposte na gestão de SSO para evitar acidentes na sua empresa!

Você pode perceber até aqui que as respostas para “o que é acidente de trabalho?” vai muito além do que imaginava. Essa é uma questão que demanda atenção, e precisa ser tratada com o devido cuidado.

Para evitar casos de acidente de trabalho, ou mesmo diminuir as possibilidades de isso acontecer, a implantação de um sistema de gestão em SSO (Saúde e Segurança Ocupacional) é a melhor alternativa.

Nesse caso, é possível acompanhar o surgimento dos riscos, e promover uma conscientização coletiva dentro da empresa para que acidentes sejam evitados, antecipando soluções.

A implantação de um SSO sugere práticas que vão desde a análise de riscos ocupacionais, investigação de incidentes e análise crítica da Liderança, e que juntas podem trazer bons resultados no que diz respeito aos cuidados e bem-estar de seus funcionários.

Os cuidados relacionados ao acidente de trabalho é responsabilidade de todos da empresa. Desde o funcionário que identifica situações de risco e comunica a gestão, até o RH, que deve estar sempre pronto para emitir o CAT com informações corretas.

Saber o que é acidente de trabalho é o primeiro passo para trabalhar de maneira que isso não aconteça dentro de sua empesa. Mas, diante de uma ocorrência, o mais indicado é sempre prosseguir com as instruções dentro das normas regentes.

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