Monitore Planos de Ação de Aspectos e Impactos Ambientais – SOGI
×

Monitore Planos de Ação de Aspectos e Impactos Ambientais

Você certamente, já sabe que um sistema de gestão ambiental – SGA implementado corretamente auxilia qualquer tipo de empresa, grande ou pequena, no planejamento de ações para prevenir e controlar impactos significativos que suas atividades que possam causar ao meio ambiente. E, que além disso, contribui com o atendimento dos requisitos legais e no gerenciamento de riscos.

Muito provavelmente, você também tem ciência de que a norma ISO 14001:2015 é extremamente útil no ato da implementação de um SGA, pois traz todas as diretrizes necessárias para realizar o processo com destreza.

A partir das informações acima, hoje vamos ser mais específicos e falar sobre o item 6.1.4 da norma ISO 14001:2015, o qual diz respeito à identificação e planejamento de ações para definir a tomada de ações na abordagem dos aspectos ambientais significativos de uma organização.

Como identificar seus Aspectos Ambientais

Muitas vezes, a empresa até consegue identificar corretamente seus aspectos ambientais, bem como seus respectivos impactos, riscos e oportunidades. Contudo, a falha se revela no momento de realizar o planejamento das ações, visto que o objetivo é o de minimizar/mitigar tais riscos ou realizar o melhor aproveitamento das oportunidades, principalmente no que diz respeito ao ordenamento dos processos, prazos e funcionários envolvidos.

Se os setores de uma empresa não se organizarem numa estrutura de sistema de gestão, possivelmente, você sabe o que poderá acontecer, ou seja, tudo vira um “jogo de empurra-empurra” no qual não se sabe quem ficou designado a fazer o quê. Esse é um daqueles casos em que nada vale conhecer o problema, se não houver a ação correta para abordá-lo. Sendo assim, pode ser necessário recorrer a ajuda.

Partindo dessa visão de “empurra-empurra” e sabendo que o sistema de gestão não pode ficar esquecido, posto que os planos de ações devem ser colocados em prática, o sistema Online de Gestão Integrada – SOGI, através do Módulo GAIA, visa resolver esse tipo de problema.

E é sobre ele que apresentaremos as propostas de soluções para seja possível realizar a identificação e planejamento de ações, e assim conseguir atender seus requisitos legais e gerenciar seus riscos.

Então vamos, lá!

GAIA – Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais

O Módulo GAIA (Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais) permite a criação de ações específicas para cada aspecto identificado. Você registra os dados de sua empresa no sistema, e a partir daí o Módulo GAIA identifica todos os aspectos e impactos a serem observados e define cada etapa do trabalho, segmentando cada ação e nomeando os responsáveis por cada uma delas.

Ao mesmo tempo, que o GAIA te permite monitorar o prazo de vencimento de cada marco, permite também avaliar a eficácia de tudo o que foi feito e assim, habilitando alertas de recorrência de problemas, caso seja necessário.

Através de uma metodologia desenvolvida por especialistas da Verde Ghaia, o Módulo GAIA auxilia na identificação e na significância dos aspectos e impactos ambientais aplicáveis à sua organização, bem como realiza a correlação de todos eles com a legislação. Dessa maneira, o gestor sempre receberá alertas sobre licenças prestes a expirar ou sobre requisitos em não conformidade.

E para alcançar uma gestão eficiente, a ferramenta proporciona procedimentos e critérios de identificação, avaliando a gravidade de cada aspecto e impacto e definindo qual ocorrência necessita de controle operacional.

Diferenciais do GAIA

O Módulo GAIA possui uma estrutura robusta, de modo que o usuário possa gerenciar seus dados conforme as necessidades de cada gestor. Com isso, apresentamos a você alguns diferenciais que o Módulo GAIA oferece a sua Gestão:

  • Armazenamento de informações e históricos.
  • Propõe uma interface amigável para visualização das planilhas.
  • Gera relatórios e gráficos gerenciais, realizando o envio automático para o e-mail dos interessados, sempre mostrando o status dos planos de ação.
  • Detém maior agilidade nos controles e possibilidade de controle centralizado.
  • Organiza a gestão de todos os itens do Levantamento de aspectos e Impactos: área, processo, atividade e medidas de controle.
  • Gerencia os riscos e oportunidades dos processos e operações, relacionando-os aos aspectos e impactos.
  • Relaciona suas atividades finais e suas possíveis consequências de acordo com aspectos e impactos ambientais.
  • Gera a análise de riscos e ciclo de vida dos produtos e relatórios gerenciais.
  • Permite o controle das permissões de acessos dos usuários e das alterações nas planilhas.
  • 100% de confidencialidade e segurança da informação.
  • Sistema online, sem necessidade de instalação, com acesso em período integral de qualquer lugar do mundo.

Que tipo de suporte, o GAIA oferece?

Com todas as informações pertinentes inseridas, o Módulo GAIA é capaz de responder a milhares de perguntas. Além disso, você conseguirá obter dados relevantes para sua gestão. A título de exemplificação, há algumas perguntas que o GAIA responde, por exemplo:

  • Quais são os aspectos/impactos significativos em minha atividade?
  • Meus controles estão sendo eficazes?
  • Quais os riscos mais relevantes para o meu negócio?
  • Há oportunidades de redução de custo ou de novos investimentos?

Converse com a nossa equipe para saber mais sobre os resultados que o Módulo GAIA pode oferecer à sua Gestão.

Fale conosco!


Temos um suporte completo para a criação e gerenciamento de planos de ação para cada aspecto, relacionado à sua atividade e processos, garantindo à sua gestão ambiental o máximo de precisão.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *