Auditoria Interna: quais as melhorias e vantagens para sistema de Gestão
×

Por que realizar processos de Auditoria Interna?

As constantes transformações na economia mundial e do país, tornam o mercado empresarial cada vez mais competitivo. A auditoria interna é uma ferramenta de suma importância no auxílio da administração no controle das atividades de uma empresa, independente do seu ramo de atuação.

O objetivo do controle interno é proteger os bens de prejuízos decorrentes de fraudes ou erros involuntários, além de avaliar o desempenho do sistema de gestão implementado pela organização. Tudo isso considerando as obrigações normativas que devem ser atendidas e que podem ser de avaliação da conformidade (in loco) ou de adequação (à distância).

Conheça 7 benefícios da auditoria interna

Curso EAD sobre o Módulo Auditoria do SOGI!
Curso EAD sobre o Módulo Auditoria do SOGI!

A auditoria interna monitorada e aplicada de forma contínua dentro de uma organização tem o efeito preventivo sobre os procedimentos por ela adotados. Ela possui diversos benefícios notórios, os principais são:

1. Utilização de controles operacionais

A auditoria interna é um processo de verificação dos instrumentos usados para o controle de processos da empresa e de sua efetividade, portanto é importante que se garanta, não apenas a implementação, mas também a utilização desta ferramenta para atingir os resultados esperados.

2. Confere a aplicação das políticas internas

Através da ferramenta de auditoria, é possível conferir se as políticas internas da empresa estão sendo respeitadas e seguidas, sendo capaz também de acompanhar o funcionamento destas políticas na organização.

3. Verifica a efetividade das normas

A auditoria verifica se as normas estão sendo atendidas. Seu objetivo é garantia sua conformidade, evitando qualquer tipo de fraude, falta de ética ou de corrupção dentro da empresa.

4. Antecipa-se a possíveis problemas

Durante a verificação das políticas e normas, alguns problemas reais e potenciais são detectados, e partindo deles é possível elaborar estratégias e planos de ação para evitar que eles surjam e minimizar os efeitos dos que já existem.

5. Identifica possibilidades de melhoria nos processos

A auditoria interna não identifica apenas problemas, mas também serve para identificar pontos de melhorias, capazes de aumentar o rendimento da empresa. Por isso, muitas vezes ela é realizada antes de grandes mudanças na organização.

6. Amplia a confiabilidade da empresa

Através da auditoria interna as empresas conseguem ganhar mais confiança de seus clientes, colaboradores e fornecedores, pois é uma maneira de buscar mais eficiência e transparência de seus processos como um todo.

7. Contribui para a tomada de decisões

A auditoria, além de apontar oportunidades dentro da organização, também permite que exista uma visão externa do negócio, uma vez que os gestores não participam de sua aplicação. O que é muito positivo, porque amplia os olhares para diferentes cenários e possibilidades ainda não vistos.

Etapas da auditoria interna

Para garantir o sucesso do trabalho de auditoria, o auditor precisa seguir alguns passos primordiais em sua execução. Em primeiro lugar, é necessário que se faça o planejamento geral, cujas principais razões são:

  • Mudar uma realidade;
  • Cumprir uma finalidade;
  • Organizar uma atividade.

O Planejamento do cronograma de auditoria é essencial para que ela não seja feita de surpresa. Os funcionários precisam estar cientes da realização do processo, do contrário podem achar que existe desconfiança entre empresa e empregados.

O Planejamento de auditoria do processo é a etapa em que e realizada uma reunião entre a equipe de auditoria e os gestores, afim de definirem exatamente qual é o melhor momento de realização da auditoria. Este é o momento em que o auditor pode verificar auditorias anteriores e ver se é necessário qualquer acompanhamento sobre comentários ou preocupações previamente encontradas.

A Condução da auditoria inicia-se com uma reunião entre o auditor e os gestores para assegurarem que o plano de auditoria esteja completo e pronto para ser aplicado. Existem várias maneiras de se conduzir a auditoria, como por exemplo, conversar com os empregados, verificar registros, observar processos em execução, análise de processos já executados.

O Reporte de auditoria é uma reunião de encerramento para assegurar que o fluxo de informação não seja repassado com atraso. Esta reunião é seguida com um registro por escrito, em que sejam colocadas as oportunidades verificadas, além das áreas positivas e também em potenciais de melhorias e possíveis prevenções de problemas.

O Acompanhamento dos assuntos verificados é uma parte importante e indispensável de qualquer processo de auditoria. Uma vez que, os problemas são detectados, através dos planos de ações, a empresa precisa colocar em prática tudo que foi detectado e discutido nas reuniões.

Por que realizar a auditoria interna nos processos?

As técnicas procuram atestar a veracidade dos fatos, provando que todas informações geradas são reais e transparentes, para que o gestor consiga realizar os ajustes necessários. Os métodos utilizados nas auditorias devem seguir os procedimentos de: confirmação externa;

  • Inspeção física;
  • Contagem dos itens físicos;
  • Obtenção de comprovantes autênticos;
  • Revisão profunda dos critérios de avaliação;
  • Exame de registros auxiliares e fiscais e sua repercussão nos registros principais;
  • Obtenção de informações fidedignas de várias fontes e o cruzamento destas informações;
  • Estudo dos métodos operacionais e avaliação dos controles internos.

Os procedimentos citados acima contribuem muito para a conferência e comparação dos documentos e informações obtidas, gerando relatórios que servirão de base para a opinião do auditor.

Como conseguir a certificação ISO

A certificação ISO comprova que os processos da sua empresa atendem às todas expectativas e que seus processos estão padronizados, comprovando que a organização está em busca de melhoria destes processos.

A auditoria interna em Sistema de Gestão é um dos serviços disponibilizado pela Verde Ghaia que possibilita à organização averiguar se as suas atividades estão em consonância com as normas ISO.

Para conseguir a certificação internacional ISO, é necessário que se verifique a existência de algo a ser melhorado ou modificado nos processos da organização.

A Verde Ghaia acredita que a frequência de uma auditoria interna pode garantir um melhor desempenho no sistema de gestão, além de poder melhorar a aplicação dos processos e recursos, trazendo para sua empresa uma visão imparcial do sistema de gestão.

Quer mais informação sobre Auditoria? Fale conosco! Ter um sistema de gestão eficiente, pode garantir a sua empresa a chance de ser um vencedor no Prêmio Compliance 2020!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *