Riscos do seu negócio: o que ocorre se não houver monitoramento? – SOGI
×

Riscos do seu negócio: o que ocorre se não houver monitoramento?

Você conhece as consequências que a falta de monitoramento e acompanhamento dos requisitos legais aplicáveis ao seu negócio podem causar a toda a organização? Você já parou para pensar nos riscos que está correndo por não escolher mudar a sua forma de gerenciar?

Bem, tudo depende de qual atividade sua empresa tem, mas de modo geral, uma empresa que não cumpre com a legislação não só pode ter suas atividades interrompidas devido ao não cumprimento delas, como também estará demonstrando que sua preocupação com a segurança e saúde do trabalhador e com o meio ambiente é praticamente ausente.

Sua empresa pode sofrer sanções legais, como multas pecuniárias, cujo valor pode variar de quantias irrisórias até montantes milionários; interdição; cassação de alvarás; embargo das atividades; dissolução compulsória da organização e até responsabilização criminal.

Pode ocorrer também perda de reputação, como o valor da sua marca. E então ,perde-se valor de mercado, de imagem, de confiança e crédito, de rating, de fuga de clientes, de fornecedores e recursos humanos.

E provavelmente não realizar auditorias vai ocasionar muitas perdas financeiras e de mercado, devido ao pagamento de multas, problemas com fornecedores, prejuízos decorrentes da interrupção das atividades, honorários advocatícios, custas e outras despesas processuais. Além disso, pode desviar o foco da Alta Administração, ocorrer perda e suspensão de contratos e de potenciais clientes, queda de valor de mercado, perda de acesso a créditos e financiamentos, reparação dos danos causados pela desconformidade e até recuperação judicial ou falência.



Quem gostaria de trabalhar, investir ou comprar de uma empresa com um histórico nocivo?

Agora, uma empresa em conformidade com a legislação aplicável não apenas evita penalidades civis, administrativas e penais, como também reduz riscos de acidentes de trabalho, crimes ambientais e trabalhistas, e dessa forma também constrói uma imagem sólida e confiável perante o mercado, resultando em uma vantagem competitiva ante os concorrentes. Permite também obter outros benefícios, como a aquisição de seguros mais atrativos e acessíveis, facilitar o acesso a linhas de crédito, poder participar de licitações, ganhar mais facilidade na negociação de empréstimos bancários e ter um melhor retorno dos investimentos aplicados.

E ao adotar um sistema especializado para monitoramento de todas as leis aplicáveis ao negócio são gerados uma série a mais de vantagens, como diminuição dos riscos com fiscalizações inesperadas, redução nas denúncias de partes interessadas (vizinhanças, colaboradores) e evita a aplicação de multas — que podem se originar até mesmo por puro desconhecimento legal. Além disso, a empresa pode se planejar melhor, visando não apenas estar em conformidade, mas também ter o pleno conhecimento de seus riscos, criando assim planos de ação que estimulem seu desenvolvimento.

Estar em conformidade também favorece a obtenção dos selos ISO. A ISO 14001, por exemplo, exige que a empresa esteja de acordo com diversas leis ambientais para ser concedida.

SOGI: Sucesso garantido para os nossos clientes

Para que você tenha todos esses benefícios e cresça de forma sustentável, a Verde Ghaia oferece o SOGI. Através desse software de gestão você pode se juntar a nossos mais de 3.200 clientes e mais de 36.000 usuários, espalhados por todo o Brasil e mais seis países da América Latina.

E não importa a atividade desempenhada pela sua empresa ou se ela é pequena, média, grande ou até uma multinacional, porque nós atendemos os mais diversos setores, ramos e tamanhos. Dentre as nossas atividades, a Verde Ghaia se destaca em alguns serviços, tais como:

  • Auditorias em Conformidade Legal
  • Auditorias de Sistema de Gestão
  • Consultorias
  • Certificações ISO
  • Monitoramento de Requisitos Legais
  • Serviços de Outsourcing
  • Due Diligence
  • Gestão de Risco
  • Consultoria Jurídica
  • Análises de Risco Jurídico
  • Relatórios de Obrigações

E a cada ano, investimos pesado em melhorias tecnológicas, para que os nossos clientes possam agilizar seus processos mantendo a qualidade. Assim, conseguimos oferecer qualidade e segurança necessária para que o nosso cliente tenha acesso à identificação dos requisitos legais aplicáveis a seu negócio, apresentando a ele quais são os requisitos mais complexos e ainda, oferecer soluções para fatores limitantes que possam ocasionar futuros problemas.

Com o intuito de explanar, podemos citar o ramo alimentício. Atendemos a mais de 300 clientes de vários tamanhos. Em dezembro de 2018, esse ramo precisava atender a basicamente 9 mil requisitos, sendo a maioria desses requisitos complexos e que precisam ser monitorados e gerenciados com mais cautela e cuidado, de acordo com Deivison Pedroza, Fundador e CEO do Grupo.

Desse modo, oferecemos um software robusto, bem desenvolvido e com metodologias adequadas cujo monitoramento seria impossível se não houvesse o SOGI.

Quer saber como alavancar a sua Gestão? Fale conosco! Temos sempre as melhores soluções e ainda oferecemos segurança e qualidade em todos os nossos serviços!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *