O que é SOGI Corporativo? – SOGI
×

O que é SOGI Corporativo?

O Módulo Corporativo do SOGI é indicado para empresas com mais de uma unidade física e que precisam manter e monitorar os mesmos padrões de qualidade e atendimento em todos os seus estabelecimentos.

O sistema une as funcionalidades dos módulos LIRA, Licenças e GRC do SOGI para um registro simples de licenças, condicionantes e outros, gerenciando corporativamente o atendimento às leis e licenças, conferindo agilidade e praticidade às operações.

Para quem o SOGI Corporativo é indicado?

Ideal para empresas do ramo de construção civil ou para qualquer atividade que gere muitos impactos e seja passível de licenciamento ambiental, como mineração, concessões, petróleo e gás etc.

Sua maior vantagem é unificar o controle de várias unidades de seu negócio em um só lugar, mantendo o padrão de qualidade. É um sistema muito adequado para modelos de empresa de gestão centralizada, principalmente nos casos em que a organização possui locações em diferentes municípios e estados, pois é capaz de gerar relatórios unificados — além de gráficos e indicadores — e ainda apresentar um cenário comparativo dentre todas as unidades. As informações também podem ser replicadas de uma unidade a outra, otimizando o tempo dos usuários. No que diz respeito a Governança, é possível visualizar a matriz de risco de forma corporativa, mostrando as várias unidades da organização.

A ferramenta permite a definição de ações preventivas, corretivas e emergenciais, bem como o registro dos indivíduos responsáveis por cada ocorrência. Também possibilita marcar os departamentos responsáveis, marcar os usuários que receberão as demandas e os observadores. Além disso, também notifica sobre os prazos e ações, não só por e-mail como pelo painel de pendências da interface.

Visando uma melhor visualização dos módulos do nosso sistema e na expansão das funcionalidades corporativas, foram realizadas alterações na barra de acesso aos módulos, na qual existirá uma visualização exclusiva para os módulos corporativos (L.I.R.A. – Corporativo, Licenças – Corporativo).

Quais as vantagens e os benefícios do Módulo Corporativo?

RESPOSTA: Sua maior vantagem é unificaro controle de várias unidades de seu negócio em um só lugar, mantendo o padrão de qualidade e atendimento. É um sistema estratégico para modelos de empresa de gestão centralizada, principalmente nos casos em que a organização possui locações em diferentes municípios e estados, pois o Módulo permite gerar relatórios unificados — além de gráficos e indicadores — e ainda apresentar a comparação de dados e indicadores entre as unidades.

O Módulo também promove a integração, pois as informações podem ser replicadas de uma unidade a outra, facilitando os processos de cadastramento, busca e compartilhamento de informações e requisitos legais das unidades, otimizando inclusive o tempo dos usuários.

O que preciso saber sobre o Módulo Corporativo?

Empresas que desejam obter ótimos resultados e se destacarem no mercado necessariamente precisam de um sistema de gestão eficaz que possibilite a elaboração de planos de ação para monitorar todas as normas em vigor, bem como possíveis surgimentos e atualizações de leis aplicáveis a seu negócio. Somente assim elas estarão em compliance.

Quando essas organizações possuem unidades corporativas espalhadas por todo o Brasil, o desafio torna-se maior ainda, pois elas precisam manter os mesmos padrões de qualidade e atendimento em todos os seus estabelecimentos.  Soma-se a isso a dificuldade em gerenciar com eficácia um sistema de gestão para todas as unidades, especialmente porque o país possui um complexo sistema legal e um universo de milhares de leis, sendo praticamente impossível uma pessoa conhecer todas elas.

Então, por desconhecimento dessas leis, e consequentemente seu descumprimento, muitas empresas brasileiras não estão em compliance, deixando assim de obter todas as vantagens e benefícios que o cumprimento das regras e procedimentos aplicáveis ao negócio poderia trazer.

Mas, o que é compliance e por que isso é tão importante para seu negócio?

O termo compliance vem do verbo em inglês to comply. Significa agir de acordo com uma regra, cumprir um procedimento. No âmbito corporativo, é um conjunto de disciplinas e mecanismos que visa observar rigorosamente a legislação à qual a empresa se submete, detectando e tratando qualquer desvio ou não conformidade que possam ocorrer. Ou seja, uma empresa em compliance cumpre as suas obrigações, incorporando-a na cultura da organização e no comportamento e atitude de seus colaboradores. Isso demonstra que a organização é comprometida com o cumprimento das leis pertinentes às suas atividades.

E toda empresa, independentemente de seu tamanho e segmento, precisa lidar com os seus requisitos legais. Sendo assim, ações de compliance devem estar presentes em seus negócios, garantindo transparência e segurança em todas as suas transações.

A melhor forma de estar em compliance é criando uma padronização de processos dentro de sua empresa, ficando atento às questões jurídicas que envolvam seu negócio e assegurando que todos os funcionários estejam envolvidos no processo.

Passo a passo para acessar o Módulo

  1. Acessar módulos Corporativos
Novidade no acesso ao Módulo Corporativo do SOGI
Novidade no acesso ao Módulo Corporativo do SOGI
Novidade no acesso ao Módulo Corporativo do SOGI

a. Click no ícone  do menu. O mesmo será recarregado, exibindo agora os módulos corporativos.

Novidade no acesso ao Módulo Corporativo do SOGI

2. Acessar módulos Unidade

Novidade no acesso ao Módulo Corporativo do SOGI
Novidade no acesso ao Módulo Corporativo do SOGI
Novidade no acesso ao Módulo Corporativo do SOGI

a. Click no ícone () do menu. O mesmo será recarregado, exibindo agora os módulos da unidade.

Novidade no acesso ao Módulo Corporativo do SOGI

Leia mais no e-book!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *