Riscos do Negócio: uma nova forma de fazer a gestão de risco da sua empresa

A atualização das normas ISO, além de trazer mudanças significativas quanto à necessidade de maior envolvimento da Alta Direção e Liderança nos Sistemas de Gestão, trouxe um novo item que tem gerado muitas dúvidas quanto à sua aplicação e atendimento: O item 6.1.

Módulo Riscos do Negócio

O item 6.1 – Ações para abordar riscos e oportunidades, presente em normas tais como ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental,  ISO 45001:2018 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, ISO 50001:2018 – Sistema de Gestão de Energia e que, com certeza estará presente nas atualizações das demais normas ISO por fazer parte do anexo SL.

Este item exige que a organização faça uma análise contínua dos riscos e oportunidades do seu negócio, o objetivo é que toda a organização tenha uma mentalidade de risco ao planejar e implementar qualquer sistema de gestão.

Se fizermos uma análise do dia a dia da organização, o tempo todo estamos fazendo a gestão dos riscos e oportunidades, mesmo que de forma inconsciente. Quando um gestor decide investir tempo em estudar os seus concorrentes para saber como estar à frente deles no mercado, ele está minimizando o risco de perder clientes para este concorrente. Quando uma liderança decide que irá investir no desenvolvimento de um produto por perceber que ele está se tornando tendência no mercado, ela está potencializando uma oportunidade de crescimento do seu negócio.

Então, qual a novidade deste item?

A novidade é que esses riscos e oportunidades devem ser avaliados e, caso realmente sejam pertinentes, que a sua implementação seja planejada. São tantos riscos e oportunidades que surgem no dia a dia que, se a organização não souber o que priorizar, acabará se perdendo em meio a tanta informação. Torna-se necessário deixar uma cultura de gestão de riscos e oportunidades de forma inconsciente para uma gestão consciente e planejada, afim de que os objetivos do planejamento estratégico da organização seja alcançado.

Pensando em todo este contexto e em como otimizar a gestão de riscos e oportunidades das empresas, a Verde Ghaia criou o módulo Gestão de Riscos do Negócio em sua plataforma SOGI – Sistema Online de Gestão Integrada. O módulo Riscos do Negócio foi elaborado baseado na ISO 31000:2009 – Gestão de Riscos e nas demais exigências das normas ISO para o item 6.1.

Ao longo de sua trajetória no mercado, a Verde Ghaia criou metodologias que, não se preocupam apenas em estabelecer uma forma para atendimento de itens normativos, mas priorizam encaixar o contexto da organização no cumprimento destes itens, para que o Sistema de Gestão não seja algo que dê mais trabalho, mas sim um SGI que ajude a empresa a cumprir com seus objetivos. Criamos o módulo Riscos do Negócio dentro deste mesmo viés, o objetivo da ferramenta é auxiliar a empresa a determinar quais riscos e oportunidades precisam ser trabalhados para o desenvolvimento contínuo de sua organização.

Matriz de Riscos e Oportunidades

O módulo Riscos do Negócio traz uma matriz de riscos e oportunidades, onde todos os riscos e oportunidades identificados, sejam do negócio, do produto, dos processos, requisitos legais, aspectos ambientais, dentre outras origens, estão registrados. E, como ressaltamos ao longo deste artigo, tão importante quanto o levantamento dos riscos e oportunidades de todas as origens possíveis, é a avaliação destes riscos e oportunidades, para que a empresa saiba em quais destes deve investir seu tempo e energia prioritariamente. É possível avaliar os riscos e oportunidade quanto à sua severidade, probabilidade e consequência e, neste ponto, a metodologia Verde Ghaia também traz um direcionamento em como fazer esta classificação e como reagir de acordo com o resultado apontado.

A Matriz de Riscos e Oportunidades demonstra através de uma rápida visualização quais são os riscos e oportunidades que precisam ser trabalhados o quanto antes de acordo com sua avaliação, bem como aqueles que já possuem ações estabelecidas:

 

 

O módulo também possui gráficos que possibilitam visualizar de forma rápida a avaliação de todos os riscos e oportunidades quanto à severidade, probabilidade e consequência, os índices obtidos a partir desta avaliação, a quais áreas da empresa pertencem e suas respectivas origens:

 

 

Adquirir o módulo Riscos do Negócio é garantir que a sua organização gerencie os riscos e oportunidades da forma mais otimizada possível, de onde estiver, através de uma plataforma online que auxilia sua empresa a fazer com que o Sistema de Gestão esteja realmente integrado no dia a dia da organização.

A Verde Ghaia oferece diversas soluções para alavancar os resultados de seus clientes e manter a eficiência de seus negócios. Além do módulo Riscos do Negócio, para a gestão de riscos e oportunidades da organização, o sistema SOGI ainda oferece apoio em várias outras esferas do sistema de gestão através dos módulos:

LIRA: identificação e monitoramento de Requisitos Legais aplicáveis à organização.
GAIA: Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais;
PRSSO: Gerenciamento de Perigos e Riscos de Segurança e Saúde Ocupacional
TNC: Gerenciamento de Não Conformidades, com metodologia completa para realizar a tratativa.
Corporativo: Análise comparativa de indicadores de atendimento legal entre unidades de um mesmo grupo.
Documentos: Gerenciamento de documentos, formulários e registros para o controle do sistema de gestão ou dos processos;
Risco Legal: Identificação de penalidades correlatas aos requisitos aplicáveis à organização;
Licenças: Gestão de licenças e condicionantes;
Auditoria: Sincronização com o módulo LIRA para a realização de auditorias de conformidade legal e replicação de não conformidades para o módulo TNC.

Fale com a gente e conheça a ferramenta!

 

 

Compartilhe:

1 Comentário

Deixe o seu comentário!