Você sabe como avaliar o seu negócio e por que é importante saber?
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Por que é importante saber avaliar o seu negócio?

Conhecimento, autoridade e confiabilidade: por que é importante avaliar o seu negócio?

Você, empreendedor, sabe por que é importante avaliar o seu negócio? É uma etapa importantíssima para ter mais conhecimento sobre como seu negócio está reagindo e como ele pode melhorar. Independente dos motivos que o levarem a fazer essa avaliação, uma coisa é fato: ela deve ser feita.

Foi-se o tempo em que as empresas trabalhavam seguindo os padrões da década de 90, ou seja, produzindo apenas por produzir, sem se atentar aos padrões de qualidade e às questões externas do chão de fábrica.

Hoje − e ainda bem − esse conceito vem mudando e cada vez mais as empresas entendem a necessidade de avaliar o seu empreendimento. Caso você não tenha uma resposta afirmativa para a pergunta inicial desse artigo, é aconselhável que fique conosco.

Afinal, por que é importante avaliar o seu negócio?

Saber por que é importante avaliar o seu negócio é importante se você deseja crescer no mercado e destacar-se. Esse é um diferencial importantíssimo, mas nem todos sabem a real diferença que esse procedimento proporciona ao seu empreendimento.

Ao avaliar o seu negócio você passa a conhecê-lo melhor, dessa forma, fica mais fácil lidar com sua administração. Além disso, pontuar qual é a real situação econômica da sua empresa é fundamental, quanto a isso nem há muito que ser discutido.

Nesse artigo você irá entender quais são os principais benefícios dessa ação, e, consequentemente, saberá responder por si mesmo por que é importante avaliar o seu negócio.

Vantagens

Mas, afinal, por que é importante avaliar o seu negócio? Quais são os reais benefícios desse “trabalho” que a empresa terá que enfrentar? Veja bem, há diversas vantagens e fazer esse procedimento é muito bom para você, como dono, e para a sua empresa. Elencamos os principais benefícios:

  • Receber a atenção de investidores

Após realizar a avaliação da sua empresa e, obviamente, tendo ela resultados promissores, os investidores começaram a aparecer. Muitas pessoas ficam atentas ao mercado diariamente e farejam grandes oportunidades, seja em relação a empresas grandes ou pequenas.

Receber investimento de terceiros nunca é de mais, não é mesmo? E isso é uma ótima propaganda, pois estará mostrando para os outros possíveis investidores que o seu negócio tem confiabilidade, além de ser lucrável.

  • Entrada de Sócios

Se você está pensando em abrir a sua empresa para novos sócios, então também é importante fazer a avaliação do seu empreendimento. Somente dessa forma será possível realizar todos os trâmites desse processo.

  • Venda de Ações

Para vender as ações da sua empresa na bolsa de valores é necessário saber o quanto eles, de fato, valem para que seja possível definir o preço.

  • Venda

Se um dia você pretender vender a sua empresa, todos os estudos referentes ao seu empreendimento já estarão organizados, evitando mais um das diversas dores de cabeça que irão aparecer nesse momento.

Avaliar a sua própria gestão e expectativa de crescimento

Os benefícios que citamos anteriormente sobre por que é importante avaliar o seu negócio são algumas questões mais externas, quando você pretender abrir o seu capital ou realizar alguma venda.

Dessa forma você pode estar se perguntando por que é importante avaliar o seu negócio sendo que não pretendo realizar nenhuma dessas transações. A resposta é muito simples (mas nem sempre tão óbvia para muitas empresas): isso possibilita avaliar sua própria gestão.

Fazer a avaliação da sua empresa é importante porque você passa a conhecer qual é a real situação do seu empreendimento. Quais são os pontos fortes que podem ser explorados e quais os pontos fracos que devem ser corrigidos, por exemplo.

Realizar avaliações periódicas lhe dará suporte para apostar em políticas de melhoria contínua na sua empresa. Qual o resultado disso? Maior satisfação interna e externa e todos aqueles que podem estar envolvidos diretamente e indiretamente com a sua empresa e com seus produtos e / ou serviços.

Vamos a um exemplo prático: você é responsável por uma mineração que não possui destino apropriado para os efluentes líquidos gerados. Isso é algo que desvaloriza o seu empreendimento e ainda vai contra questões legais.

Quando você realizar a avaliação irá se atentar a esse ponto. Corrigindo-o, você irá economizar no futuro e seu negócio fica muito mais atrativo para investidores.

Métodos de Avaliação de Empresas

  • Fluxo de Caixa Descontado

Essa é uma das formas mais simples e comuns de avaliar o seu empreendimento. Normalmente é realizado para um período de 5 anos e contabilizam-se as entradas e saídas de capital, além de considerar possíveis riscos ao decorrer desses anos. Normalmente se leva em consideração:

  • Faturamento anual projetado
  • Taxa de desconto definida com base em análise dos possíveis riscos envolvidos
  • Valor presente do negócio
  • Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial é considerado uma forma de avaliar a empresa, inclusive, sua obrigatoriedade é prevista por lei. No entanto, só são exigidos os bem tangíveis, limitando um pouco sua eficiência Se você deseja uma avaliação mais real do seu empreendimento, considere os bens intangíveis também.

  • Goodwill

O método Goodwill é exatamente o que supomos anteriormente: considerar os bens tangíveis e intangíveis. Dessa forma é possível avaliar a sua empresa de forma mais detalhada e eficaz.

Expectativa de crescimento

Se você preza pelo crescimento do seu empreendimento é fundamental que você realize avaliações periódicas dos seus negócios. Não se limite às questões de capital e aos valores financeiros, faça uma avaliação da sua empresa como um todo.

Leve em consideração os processos produtivos, quais gestões estão funcionando e aquelas que ainda têm muito a melhorar, entre outras coisas. Essa é uma forma de manter a evolução da gestão empresarial do seu empreendimento.

Isso irá possibilitar que ele cresça que se destaque no mercado constantemente. Consequentemente, isso trará mais lucros para a sua empresa.

Agora você sabe responder por que é importante avaliar o seu negócio, não é mesmo? Não postergue a avaliação, faça dela parâmetros internos e externos de evolução da sua empresa! Lembre-se: a avaliação proporciona conhecimento, autoridade e confiabilidade.

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