Qual o objetivo de se contratar Consultoria em Segurança de Alimentos
×

Por que você deve pensar em contratar serviço de consultoria em Segurança de Alimentos?

Os estabelecimentos que armazenam ou comercializam alimentos precisam cumprir com uma série de normas que são essenciais para a segurança. É importante contar com uma consultoria em segurança alimentar para lhe ajudar nessa missão.

É cada vez mais frequente que as pessoas optem por comer fora de casa. Seja por conta da rotina atolada, ou mesmo pelo desejo de variar o cardápio, os brasileiros não pensam duas vezes antes de “pedir o jantar”.

Com certeza essa prática se tornou ainda mais recorrente com as facilidades promovidas pela tecnologia, como o surgimento de aplicativos de entrega de alimentos, que oferecem praticidade, variedade e preços bem atrativos.

Evite surtos e epidemias alimentares com a Consultoria em segurança de alimentos!

A aplicação da consultoria em segurança alimentar chega como uma estratégia interessante para ajudar no manuseio de ingredientes e produtos, garantindo assim a segurança de seu consumo. Isso envolve uma série de questões, tais como:

  • Higienização do ambiente;
  • Monitoramento das datas de validade;
  • Uso de equipamento e artefatos de proteção;
  • Controle de circulação de pessoas pelos ambientes;
  • Desperdício de alimentos;
  • Monitoramento da temperatura adequada, entre outras.

É importante entender que, para um empreendimento de alimentação, o funcionamento adequado da cozinha é o ponto mais importante. Por isso é essencial que tudo corra perfeitamente bem nesse ambiente.

O que o consultor em segurança de alimentos faz é justamente identificar os problemas a partir de uma análise baseada em informações previamente concedidas. Com isso, ele poderá direcionar você e a sua equipe para as soluções.

Esse profissional, que realiza a consultoria alimentar, fará uma análise completa das instalações, bem como do comportamento e cuidados dos profissionais envolvidos no manuseio e preparo.

Padronizar os processos pode ser uma estratégia!

Uma das estratégias que uma boa consultoria em segurança alimentar oferece é que você padronize alguns procedimentos, de modo que eles se tronem rotineiros e seguros. A implantação desses processos se dará a partir das necessidades da empresa.

A consultoria em alimentos é feita por um nutricionista profissional. Ele então ditará sugestões para que os processos sejam padronizados, de modo que a norma regente seja sempre seguida – por todos e qualquer funcionário.

  • ISO 9001 – padronização!

Quando falamos em consultoria de segurança alimentar, não podemos deixar de citar o ISO 9001 como um dos principais pontos de partida.

Ele é responsável por ditar as padronizações que podem ser implementadas em qualquer empresa, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.

Se trata de uma ferramenta estratégica que ajuda na organização dos procedimentos, fazendo com que a empresa, dessa forma, consiga entregar resultados melhores e muito mais satisfatórios aos seus clientes.

Lembramos que a certificação de ISSO só é disponibilizada quando a empresa consegue cumprir com uma série de etapas, chegando a um alto padrão de qualidade no que diz respeito às suas atividades.

Negligência no manuseio de alimentos!

O manuseio, preparo e estoque correto de alimentos não somente é essencial para livrar a empresa de possíveis multas e penalidades, como também é essencial para garantir a segurança dos consumidores.

Isso porque existem inúmeros quadros de saúde que se encaixam no que chamamos de DTA – Doenças Transmitidas por Alimentos. O consumo de alimentos de baixa qualidade, ou que sejam preparados de maneira errada pode ser responsável por doenças como:

  • Salmonella;
  • Escherichia Coli;
  • Staph Aureus (intoxicação alimentar);
  • Campylobacte.

Na maioria das vezes esses problemas se desenvolvem a partir de condições de saneamento duvidosas, utilização de água não potável ou má higiene dos alimentos e venda de alimentos contaminados.

Além de quadros preocupantes individualmente, essas doenças podem se tornar surtos, colocando em risco o bem-estar e a vida de muitas pessoas.

Ao contratar e atuar com uma empresa de consultoria segurança alimentar, você consegue diminuir potencialmente, ou até mesmo excluir esses riscos de seu estabelecimento.

Isso é importante para o bem-estar de seus consumidores, e com certeza é um diferencial competitivo, que tornará a reputação de seu estabelecimento ainda mais positiva entre os clientes e perante a concorrência.

Priorize os cuidados padronizados para tornar a rotina mais eficiente!

A palavra-chave para uma boa consultoria na área de alimentos é padronização! Quando você se enquadra nisso, consegue automaticamente atingir uma qualidade superior no que diz respeito aos cuidados com alimentos. E acompanhado de perto por uma boa consultoria em segurança alimentar, o processo não será árduo.

  • Procedimentos operacionais padronizados – POP´s:

Os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP´s) estão descritos em um documento de fácil entendimento, e lista procedimentos obrigatórios para que determinada tarefa seja executada. Ele conta com informações acerca de:

  • Descrição dos procedimentos;
  • Acessórios obrigatórios;
  • Roteiro de inspeções;
  • Frequência da atividade;
  • Cumprimento de normas entre outros.

Os POPs devem ser claros e objetivos, e precisam ser compreendidos por todos os profissionais que tiverem acesso a ele. Todos os manipuladores responsáveis pela atividade devem ter acesso ao documento!

Conheça os serviços do Grupo Verde Ghaia – Consultoria em Segurança de Alimentos!

Como você pode entender até aqui, a consultoria em segurança alimentar é crucial para que a sua empresa ofereça um trabalho que não apenas satisfaça a clientela, mas que também garanta o bem-estar dos consumidores.

Agora é hora de pensar com carinho na empresa de consultoria em segurança alimentar que você vai contratar! O grupo Verde Ghaia consultoria alimentar é uma das melhores opções do mercado!

Especializada na implantação de estratégias voltadas para a segurança e certificações e consultoria de alimentos, a empresa é uma referência quando o assunto é ISO, OHSAS, BSI, SA e outras normas nacionais e internacionais.

São mais de 100 colaboradores trabalhando a frente de projetos que visam tornar o ambiente de trabalho mais saudável e seguro para todos, o que impacta diretamente na qualidade final do serviço – e, portanto, na satisfação dos clientes!

Contratar uma empresa que seja verdadeiramente eficaz e confiável para fazer a implantação das normas em serviços de alimentação é essencial. Isso ajudará a tornar a rotina mais adequada, enquanto eleva o padrão de qualidade.

A consultoria em segurança alimentar não deve ser negligenciada. Ela deve estar dentre as prioridades de uma empresa, e ser tratada com a devida importância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *